O naufrágio de um navio pesqueiro em águas geladas do Oceano Pacífico deixou pelo menos 54 mortos na madrugada desta quinta-feira, na costa oriental da Rússia. A embarcação Dalni Vostok carregava 132 pessoas. Segundo os serviços de emergência, 63 marinheiros foram resgatados com vida – muitos deles em estado grave com forte hipotermia provocada pela temperatura do mar, próxima de zero grau. Quinze pessoas ainda estão desaparecidas.
O naufrágio aconteceu a cerca de 330 quilômetros da península de Kamchatka por motivos ainda desconhecidos. O navio não enviou sinal de alerta antes de afundar e a imprensa russa especula que ele pode ter colidido contra um iceberg. Autoridades russas também suspeitam que a embarcação estivesse carregando carga além do limite permitido.
A tripulação era formada por 78 russos e 54 estrangeiros, de países como Mianmar, Ucrânia, Vanuatu e Letônia. Cerca de 40 feridos foram levados de helicóptero para a cidade de Magadan, uma das principais da isolada costa oriental russa. No total, mais de 800 pessoas e 26 barcos participam das operações de resgate.
O Dalni Vostok era um pesqueiro industrial de 5.700 toneladas e 104 metros com capacidade para permanecer no mar durante vários meses. O barco pertencia à companhia Magellan LLC, sediada em Nevelsk, porto da ilha de Sakhalin.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
(Da redação/Veja)