‘Clemilda Morena dos olhos pretos’, esse é o tema da exposição em homenagem à cantora Clemilda Ferreira da Silva, pelos seus 50 anos de carreira e por seu respeito e dedicação a Sergipe através de canções que marcaram a cultura e o povo nordestino. A abertura da exposição, que faz parte da programação do São João da Gente Sergipana, acontecerá no próximo dia 18, no Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro.
Segundo o Diretor Superintendente do Instituto Banese e Curador da Exposição, Ezio Déda, a homenagem a Clemilda é merecida por ela ser uma personalidade intrínseca a Sergipe, mesmo tendo nascido em Alagoas, pois foi aqui que formou sua morada e sua identidade.
“Esta exposição busca fazer uma justa homenagem a Clemilda, pelos seus 50 anos de carreira e por sua devoção ao nosso Estado. Além disso, a iniciativa fortalece o compromisso do Instituto Banese e do Governo de Sergipe com a valorização da cultura em suas diversas manifestações e pluralidade. E o Museu da Gente Sergipana tem sido o palco de celebração desses registros e acontecimentos, tão imprescindíveis para o fortalecimento de nossos aspectos identitários.”, destaca.
A exposição sobre a vida e a obra de Clemilda é na verdade uma homenagem a cantora e a todo o povo sergipano, que há décadas experimenta a sua arte através do autêntico e divertido forró que enriquece a diversidade cultural não só de Sergipe, mas do Brasil. E para que possamos nos identificar ainda mais com esse ícone da música popular, a exposição trará a discografia completa da cantora, a linha do tempo que tece a teia de sua vida, prêmios, vídeos e recortes de seu universo particular e artístico.
A partir dessa exposição, o depoimento de Clemilda também fará parte do acervo permanente do Museu da Gente Sergipana na instalação ‘Nossos Cabras’.
O São João da Gente Sergipana também reserva mais uma homenagem à cantora. No dia 27, às 20h, no Teatro Tobias Barreto, haverá concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) dedicado à Clemilda, com a participação especial da Orquestra Sanfônica de Aracaju e do cantor Sergival. A abertura do concerto ficará por conta da Quadrilha Junina ‘Xodó da Vila’.
Com informações do A8SE