O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (9) dados da vacinação contra a gripe no país. Sergipe atingiu a imunização de 81,7% da população, ou seja, aplicou 333.638 doses quando a meta seriam 408,347. A meta do órgão federal era chegar a pelo menos 80% dos habitantes por estado.
Apesar de o estado ter chegado a esse número, 10 dos 75 municípios sergipanos ainda não alcançaram a meta. Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), São Cristóvão, Carmópolis, Aracaju, Riachão do Dantas, Divina Pastora, Brejo Grande, Santo Amaro das Brotas, Porto da Folha, Ilha das Flores e Tobias Barreto ainda não imunizaram os 80% estimados.
A pior cobertura foi obtida por São Cristóvão, com apenas 67,10. Os melhores índices ficaram com Areia Branca, 104,37, e Cristinápolis, 103,93 de cobertura.
“As crianças que receberam a dose da vacina pela primeira vez devem ser levadas novamente ao posto de saúde após trinta dias para tomar a segunda dose”, afirma Sândala Oliveira, a gerente do programa Estadual de Imunização. A vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e continua sendo aplicada nas cidades que ainda não atingiram a meta da campanha iniciada em 22 de abril.
O público-alvo é formado por crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partis de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz em até 45 dias após o parto, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
G1 SE, com Jornal da Cidade