O município de Itaporanga D’Ajuda recebeu, este mês, mais de 600 livros. A destinação, fruto de um acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Companhia Industrial de Celulose e Papel localizada naquele município, beneficiará diretamente os mais de 6.500 estudantes e professores locais e indiretamente os cerca de 33 mil habitantes da cidade.
Segundo Emerson Albuquerque Resende e Maurício Coentro Pais de Melo, procuradores do Trabalho responsáveis pela condução do processo, os livros são como sementes lançadas com objetivo de estimular a leitura especialmente pelas crianças, adolescentes e profissionais de educação da região, de modo a formar cidadãos mais conscientes dos direitos e deveres.
“Trata-se de bom acervo que, com certeza, repercutirá na relação capital-trabalho, tornando-a mais humanizada, vez que possivelmente futuros trabalhadores e empregadores se beneficiarão com a leitura e com os debates proporcionados”, finalizaram os procuradores.
De acordo com Doralice Alfano Silveira, secretária de Educação de Itaporanga, os livros, estimados no valor total de R$ 30 mil, beneficiarão toda a rede de ensino municipal, pois atenderão à demanda de alunos da educação infantil ao ensino superior, como também de professores locais. “Essa doação de um acervo tão rico vai melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos de Itaporanga e a forma de atuação de seus professores”, afirma Doralice. Os livros estarão disponíveis no máximo até janeiro.
Fonte: MPT-SE