Um grave acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado por volta das 17h da segunda-feira (28), na Rodovia SE-100, nas proximidades do Mirante Alto de Santa Izabel, a cerca de 15 km da sede do município de Pacatuba, que fica a 128 km de Aracaju. A vítima foi identificada como Alairton dos Santos, de 24 anos, conhecido popularmente como “Pequeno”. Um amigo dos motociclistas registrou o exato momento da colisão.
Segundo informações preliminares, o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Informações apuradas pela reportagem do Portal SE Notícias indicam que os dois jovens participavam de um racha quando as motocicletas colidiram, resultando na morte de um deles e deixando o outro gravemente ferido.
O Portal SE Notícias apurou ainda que o sobrevivente do acidente poderá responder por homicídio culposo, homicídio doloso com dolo eventual ou até por um crime mais grave. A pena para a prática de racha varia de seis meses a três anos de prisão. Caso resulte em lesão corporal, a pena sobe para três a seis anos; se resultar em morte, a punição pode variar de cinco a dez anos.
O SE Notícias questionou a Polícia Civil sobre a abertura de investigação do caso, mas não obteve confirmação até a última atualização desta reportagem.
De acordo com o coronel Aldevan Silveira, comandante da BPRv, empinar a moto, realizar manobras perigosas, malabarismos ou conduzir o veículo em apenas uma roda são infrações gravíssimas. Essas práticas são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para aqueles que empinam motos fora de shows de motociclismo em eventos esportivos — ou seja, nas ruas de forma irresponsável — o CTB prevê penalidades severas. Além disso, empinar moto pode causar acidentes graves, envolvendo terceiros.
O artigo 244, inciso III do CTB pune a conduta de fazer malabarismos ou equilibrar a moto em uma roda “grau”, como igração gravíssima, gera perda de sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47, além da suspensão do direito de dirigir.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias