Um motociclista foi flagrado às 8h16 da manhã do dia 15 de julho cometendo uma infração de trânsito considerada gravíssima. O homem empurrava sua motocicleta sobre a ciclovia da Avenida Governador Marcelo Déda, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão. O flagrante foi registrado pelo sistema de videomonitoramento do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER).
De acordo com as imagens, o condutor utilizou o espaço exclusivo para ciclistas como atalho para acessar outra pista, desrespeitando normas de circulação e colocando em risco a integridade de quem utiliza a ciclovia, que é protegida por lei.

Mesmo empurrando a motocicleta, esse tipo de infração pode gerar multa de até R$ 880,41 e sete pontos – Foto: reprodução/BPRv
Ao Portal SE Notícias, o tenente-coronel Aldevan Silveira, comandante do BPRv, explicou que empurrar uma motocicleta pelas vias públicas só é permitido em casos de pane mecânica ou elétrica. Fora dessas condições, a prática é considerada uma infração gravíssima.
“Alguns condutores tentam simular defeitos na moto para justificar manobras ilegais ou fugir de abordagens, mas os agentes de trânsito são treinados para identificar quando o problema é real ou foi provocado propositalmente”, alertou o comandante.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esse tipo de infração pode gerar multa de até R$ 880,41 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, transitar com a moto em calçadas, ciclovias, acostamentos, gramados ou jardins é proibido e também classificado como infração gravíssima.
Fica o alerta: mesmo empurrando, o condutor da motocicleta deve respeitar as normas de circulação. O trânsito seguro começa com atitudes conscientes e respeito às leis.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias