É com pesar que o Instituto Federal de Sergipe (IFS) informa o falecimento do Prof. Carlos Alberto de Jesus (Naput), neste sábado, 21.
O professor Carlos Alberto de Jesus, “Prof. Naput”, nasceu no dia 18 de abril de 1962. Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, sempre foi um apaixonado pela sua profissão, atuando de forma efetiva nas áreas da ciência, pesquisa e extensão.
Naput sempre falava da sua relação com a ciência, que começou de forma tímida, ainda na graduação, quando participou do antigo Projeto Rondon. “Lá fizemos um diagnóstico de um município sergipano, foi quando comecei a compreender a importância de uma fundamentação teórica, da argumentação e principalmente do tratamento de dados”, dizia.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), na linha de pesquisa Estratégias do Pensamento e Produção do Conhecimento, Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento, Mestre em Tecnologia, ênfase em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Rio de Janeiro (1997), Especialista em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(1994) e Licenciado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (1987).
Tinha experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, Ciências da Natureza e Matemática, Metodologia Científica e Didática, Práxis Pedagógicas e Curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Geral Clássica e do Quotidiano, História da Ciência, Ciência e Tecnologia, Formação de Professores, Educação Profissional, Educação do Campo, Políticas Públicas em Educação, Políticas de conhecimento, Saberes e Práticas Educativas emancipatórias, Currículo e Interdisciplinaridade. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação e Movimentos Sociais da Universidade Federal de Sergipe, atuou como professor colaborador da Licenciatura em Educação do Campo, do Departamento de Educação da UFS, na área de Ciêncas da Natureza, orientava monografias de conclusão de curso e foi Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ensino Profissional e Tecnologia (GPEEPT) no IFS.
A família IFS se solidariza com sua esposa, Prof. Sônia, e toda sua família.
Homenagem de seus amigos e dos servidores do IFS:
Canção da América
Milton Nascimento
“Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam “não”
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.”
“DESCANSE EM PAZ”
Coordenação de Comunicação Social e Eventos – CCOM