O ex-prefeito de São Cristóvão, Lauro Rocha de Andrade, 84 anos, morreu no início da noite desta quinta-feira, 04, vítima da covid-19, no hospital São Lucas, em Aracaju. Lauro Rocha é pai do ex-prefeito, Alex Rocha.
Lauro Rocha estava internado desde do dia 25 de maio no Hospital São Lucas devido a uma infecção bacteriana e apresentava dificuldade respiratória, antes de ter o resultado positivo para o novo coronavírus.
Lauro Rocha era casado e tinha 84 anos. Recentemente, o seu filho, Alex Rocha concedeu entrevista para uma rádio informando que o estado de saúde de Lauro era delicado. Segundo ele, Lauro passou por um tratamento na bexiga antes do internamento hospitalar, e que não apresentou problemas pulmonares ou de diabetes.
Por meio de suas redes sociais, Marcos Santana lamentou o ocorrido e exaltou a trajetória política de Lauro, o qual foi prefeito de São Cristóvão por duas vezes, deputado Estadual e secretário municipal de Finanças.
“Seu Lauro, como era conhecido, deixa um legado honroso em nossa cidade. Emprestou seu espírito livre de marinheiro mercante para fortalecer o MDB, ainda na década de 60, e vivenciou a luta pela abertura democrática . Que Deus o receba nessa travessia, Seu Lauro, com o mesmo afeto que o senhor nutria pelos sancristovenses! Fique em paz!”, escreveu.
O prefeito Marcos Santana irá decretar luto oficial de três dias pelo falecimento de Lauro Rocha.
Histórico de Lauro Rocha
A vida política de Lauro Rocha começou no Rio de Janeiro quando serviu à Marinha Mercante do Brasil por 10 anos. Foi suboficial e foi representante da categoria no sindicato. Por conta desse envolvimento com as causas coletivas, começou a participar ativamente da política.
Quando retornou para São Cristóvão, logo após o golpe militar em 1964, participou diretamente da eleição de 1966. Na época, o partido teve mais votos que o candidato da Arena, que representava a situação. Seis anos depois, foi candidato a vereador por Aracaju, para ajudar o MDB a conquistar mais espaço na capital, mas não foi eleito.
Em seguida, já em 1974, se candidatou a deputado federal e também não obtive êxito. Em 1976, disputou a eleição para prefeito de São Cristóvão e foi vitorioso. O mandato, naquela época, era de seis anos, e ficou no cargo até 1982. Depois foi eleito deputado estadual, o cargo de segundo secretário da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Em 1988, nas eleições municipais, foi eleito prefeito novamente de São Cristóvão. Assumiu a prefeitura em 1989 e terminou o mandato em 1992. Em 2011 foi convidado pelo prefeito Alex Rocha, seu filho mais novo, a assumir a Secretaria da Fazenda do município de São Cristóvão. Em 2016 foi candidato a prefeito de São Cristóvão pelo PRB e obteve 6.985 votos (17,96%), ficando em segundo lugar. O vencedor foi o atual prefeito Marcos Santana (MDB) com 11.968 votos (30,77%).
Matéria atualizada às 23 horas para acréscimo de informações.
Por Redação SE Notícias
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram