Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira – Portal Infonet
Moradores do povoado Cabrita, localizado no Município de São Cristovão, reclamam do descaso da Prefeitura do município com relação à coleta de lixo no local. De acordo com eles, o caminhão coletor contratado pelo governo municipal não vem cumprindo com o período regular de coleta de resíduos, acarretando acúmulo de lixo e mau cheiro na estrada principal da comunidade.
Seu José Augusto Barreto, proprietário de uma chácara de eventos no local, falou dos principais problemas causados pela lixeira. “Aquele lixo acumulado na entrada principal do povoado prejudica a saúde dos moradores e espanta os clientes que vem em busca das chácaras. O lixão deveria ser remanejado para um local adequado, enquanto que a entrada poderia ser totalmente arborizada. Mas na prática, o que se vê é a plena falta de respeito com os moradores”, declarou.
Por conta das condições das estradas no povoado, a Prefeitura de São Cristovão contratou um carroceiro para fazer o recolhimento de lixo no local. Segundo o contrato, o morador José Nilton de Lima é o responsável pela coleta e depósito do lixo numa área específica localizada na entrada da Cabrita, onde o caminhão da prefeitura dispõe de fácil acesso.
“Antigamente nosso lixo era jogado em um terreno baldio. Depois de nossas reclamações, a prefeitura nos atendeu e há 3 anos, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, logo pela manhã, percorro toda a comunidade para recolher o lixo. Já o caminhão da prefeitura, deveria aparecer toda sexta-feira pela tarde para levar o lixo acumulado, mas na realidade isso não acontece”, afirmou o carroceiro José Nilton.
O carroceiro também apontou a instalação de caixas coletoras como uma possível alternativa para a resolução do problema. “O armazenamento em caixas coletoras evitaria o acúmulo desordenado do lixo e impediria que os animais avançassem nas sacolas, espalhando-as pela estrada”, completou.
A dona de casa, Edilza Santos que mora no povoado há 23 anos, reclama da triste situação vivida pelos moradores. “Não adianta o carroceiro levar o lixo de nossas casas se o caminhão da prefeitura não vem pegar. O mau cheiro incomoda não só quem mora aqui, mas também as pessoas que vem nos visitar. Quando perguntamos sobre o problema, eles dizem que o carro quebrou e outros não puderam vir, por que estavam com muito serviço”, contou.
José Nilton recolhe todo o lixo da comunidade
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Cristovão que informou não existir nenhum problema com a coleta do lixo no local. “O serviço de coleta na cidade é realizado regularmente pela empresa LOC. Se o caminhão não apareceu, deve ter sido por pequenos motivos característicos de qualquer serviço ou problemas pequenos que ocasionalmente ocorrem nos veículos”, explicou o assessor Pedro Rocha.
Ainda de acordo com o assessor, a compra de caixas coletoras será realizada numa próxima licitação. “Na última licitação não podemos efetivar a compra de coletoras por conta de falta de verbas. Mas entendemos que elas [as caixas] fazem parte das necessidades principais do município e por isso serão incluídas no próximo processo licitatório”, garantiu.