Moradores do Grande Rosa Elze, no município de São Cristóvão, região da Grande Aracaju (SE), está revoltada com a situação em que se encontra o Ginásio Poliesportivo da localidade. E como forma de protesto, eles realizaram um ato à luz de velas, na noite desta quarta-feira (22), no centro esportivo.
O espaço que era utilizado por atletas e comunidade em geral foi fechado há dois anos pela prefeitura, com a informação de que passaria por uma reforma, que nunca começou.
Entregue à ação do tempo, a estrutura de ferro está sendo corroída pela ferrugem e o portão lacrado pelo poder público já foi arrombado. A cobertura também está danificada e as telhas que restam ameaçam quem passa pelo local.
Segundo o jornalista Orácio Oliveira, que também é morador do Grande Rosa Elze, a comunidade já procurou a prefeitura diversas vezes para cobrar uma posição, mas só recebe promessas. “Se eles não tivessem isolado o espaço, nós estaríamos usando e não chegaria a esse ponto de abandono”, reclama.
O objetivo do protesto é chamar a atenção das autoridades para a necessidade de reabertura do ginásio.
Em maio deste ano, alguns desportistas, também como forma de protesto, limparam o local e jogaram uma pelada usando nariz de palhaço.
Transparência
De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, o município recebeu, em junho de 2014, um recurso (solicitado na gestão anterior) no valor de R$ 80.340 mil, que seria destinado à reforma da praça do ginásio. Mas segundo os moradores, até agora nada foi feito, nem na praça nem no ginásio. Veja a informação do Portal da Transparência aqui.
A última reforma realizada no centro esportivo foi em 2007, quando foi feita a troca do piso da quadra, a pintura de todo o prédio e reformados os vestiários.
Outro lado
F5 News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Cristóvão que encaminhou a seguinte nota: “É com grande satisfação que a prefeitura de São Cristóvão torna público o planejamento para reestruturação do Ginásio Poliesportivo do Eduardo Gomes. O processo está em fase de conclusão de coleta de orçamentos e toda documentação em breve será encaminhada para licitação e a execução será realizada dentro dos trabalhos previstos no programa “Avança São Cristóvão”, que trará inúmeros benefícios à população residente em todo o município”.
Informações de Aline Aragão, Portal F5 News