Em reunião bastante concorrida na quadra de esportes da Escola Municipal Florentino Menezes, moradores dos povoados Robalo, São José, Areia Branca, Gameleira e Mosqueiro, que compõem a Zona de Expansão Urbana de Aracaju debateram sobre ao litígio jurídico que envolve o limite entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão.
Centenas de populares estiveram presentes e puderam debater com os convidados sobre o assunto.
Entre os debatedores estava o Procurador Geral do Município de Aracaju, o advogado Carlos Pina Júnior, que tranquilizou a população da Zona de Expansão e de Aracaju sobre os trâmites do processo e afirmou que não há risco daquela área pertencer a São Cristóvão.
Em nome da Procuradoria Geral do Município de Aracaju falou também o procurador José Itamir Leite,fornecendo informações sobre os recursos que a Prefeitura da capital apresentou.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Representando o prefeito João Alves Filho, o vice-prefeito, José Carlos Machado também tratou de tranquilizar os moradores afirmando que a área em litígio não é a que se propaga e que todos os esforços estão sendo feitos para manter a região em Aracaju.
Pelo Poder Legislativo Estadual falaram, como debatedores, o deputado Garibaldi Mendonça (PMDB) e a deputada Ana Lúcia (PT). Para Garibaldi a união de todos agora é importante e agora precisam todos se juntar em prol da defesa da Zona de Expansão em Aracaju.
A deputada Ana Lúcia fez uma análise que da conjuntura sociocultural e histórica nos moradores daquela área. Para a deputada petista nem sempre decisão judicial é para ser cumprida. A vontade do povo deve ser levada em conta nessas horas.
Entre as propostas apresentadas pela deputada Ana Lúcia está uma audiência com a Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB/SE); audiência com a Igreja Católica e sessão na Assembleia Legislativa.
Estiveram presentes e também apresentaram sugestões e se colocaram à disposição as deputadas estaduais Susana Azevedo (PSC) e Conceição Vieira (PT) e os vereadores Max Prejuízo(PSB), Pastor Roberto Moraes (PR), Doutor Emerson (PT).
O vereador Pastor Roberto Moraes (PR) propôs agendar um debate na Câmara Municipal para discutir o assunto.
Também compareceram o ex-vereador Antonio Samarone, o suplente de vereador Bigode e várias autoridades, militantes sociais, lideranças comunitárias.
A Frente Ampla em Defesa Zona de Expansão para Aracaju (FAZE) pretende elaborar a “cartão da Zona de Expansão” com todos os itens do que os moradores reclamaram ou reivindicaram, além do problema do limite. A “cara da Zona de Expansão” será entregue oportunamente às autoridades.
Coordenação da Frente Ampla em Defesa da Zona de Expansão para Aracaju – FAZE