A Conferência Nacional da Unale já conta com a presença de três ministros: Augusto Nardes, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli. Os convidados debaterão temas como a Governança Pública, Desenvolvimento e Segurança Jurídica e o Empreendedorismo em Tempos de Manifestações e Crise. O encontro tem como objetivo formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística.
O encontro tem como objetivo formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística. Além de promover o intercâmbio de ideias para fortalecimento do poder legislativo, busca-se melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados.
Já na abertura do encontro, que acontece na quarta-feira, 01, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, discorrerá sobre o tema: Governança Pública – O desafio do Brasil.
Na manhã de quinta-feira, 02, o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, discorrerá sobre o tema “Desenvolvimento e Segurança Jurídica”. Na sequência, será debatido “O Empreendedorismo em tempos de manifestação e crise”, com o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fernando Schuler.
Ainda na quinta, na parte da tarde, o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, e o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, participarão de mesa redonda sobre perspectivas políticas e econômicas, mediada pela jornalista Salete Lemos. Para encerrar o dia, o economista Carlos Hilsdorf apresentará palestra motivacional sobre “Atitudes essenciais para vencer na vida e na carreira”.
Na sexta-feira, 03, o ciclo de palestras terá início com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e o empresário sergipano Luciano Barreto, que debaterão o tema “Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo”. No encerramento do encontro, Marcos Rossi apresentará a palestra motivacional: “O desafio é superar seus limites”, onde traçará um paralelo entre suas vivências e os desafios da vida.
A CONFERÊNCIA
A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada anualmente pela Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, chega à sua 20ª edição com a expectativa de surpreender o público com o maior encontro de parlamentares da América Latina. Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, o evento será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes-UNIT, em Aracaju/SE. “Este ano comemoramos os 20 anos da Unale e faremos desta, a maior de todas as conferências, com palestrantes de renome nacional e internacional”, afirma o presidente da entidade, deputado Sandro Locutor (PROS-E
“A Unale terá todo apoio dos parlamentares sergipanos, dos empresários e do governo, para que esta conferência seja a maior da história. Todos serão muito bem recebidos nessa terra acolhedora”, ratificou o Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (PMDB-SE).
Ao todo, são aguardados mais de 1.500 participantes entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades. A CNLE deste ano também contará com a participação de representantes de parlamentos estaduais de países da Ásia e das Américas.
A CNLE ainda oportunizará o encontro de entidades vinculadas aos legislativos estaduais, que participarão de reuniões e palestras realizadas em paralelo ao evento principal. Ao todo, 17 grupos terão programação dentro da Conferência. Além disso, a Confederação Parlamentar das Américas (COPA) reunirá cinco Secretarias Especiais, o Comité Executivo e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que contará com palestras sobre “Direitos Sexuais e Reprodutivos” e “Empoderamento da Mulher”, ministrados pelas deputadas Alicia Gutiérrez e Nicole Ménard, e pela consulesa da França,Alexandra Loras. Ao final do evento, será produzida uma carta contendo indicadores importantes para o Brasil sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido.
INSCRIÇÕES
As inscrições para a 20ª CNLE podem ser feitas através do portal do evento: http://conferencia.unale.org.br, até o dia 23 de maio. Pelo site oficial da conferência, também é possível ler notícias, conferir a programação, acessar os hotéis credenciados no evento, entre outras informações.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com ASCOM UNALE