Visando a redução dos números de assaltos, roubos e sequestros-relâmpago, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) elaborou a cartilha Dicas de Segurança Pessoal.
O objetivo é ensinar a comunidade a evitar situações de risco. A cartilha traz orientações sobre como agir ao estacionar, no banco e ao ter o veículo furtado ou roubado.
De acordo com o chefe da Seção de Atividades Especiais de Segurança, major Carlos Lemes, as orientações da cartilha podem ajudar nas situações do dia a dia. “Se seguidas, elas ajudarão a diminuir, consideravelmente, o risco do cidadão se tornar vítima de crimes contra o patrimônio e a pessoa. Entretanto, vale ressaltar que nenhuma política de segurança conseguirá alcançar êxito se não contar com a colaboração de todos”, explicou.
Entre as sugestões de segurança, o militar destacou as principais:
– Esteja sempre atento durante seus trajetos e cultive o hábito de olhar ao redor antes de estacionar, de sair do veículo e de voltar ao seu carro estacionado;
– Ao se dirigir ao estacionamento, evite andar sozinho ou por lugares desertos ou mal iluminados;
– Evite o uso de objetos de valor, como joias e equipamentos eletrônicos em seus trajetos;
– Evite carregar alta quantia de dinheiro;
– Ao entrar no veículo trave as portas e mantenha os vidros fechados, principalmente em tráfego lento ou ao parar em cruzamentos e semáforos.
Os interessados podem ler a cartilha na íntegra AQUI
Do Correio Braziliense