O Sistema Guardião, utilizado nas investigações da Polícia Civil, será empregado também pelo Ministério Público no combate ao crime organizado.
Na manhã de hoje, 20, o Secretário de Segurança Pública João Eloy e o Procurador Geral de Justiça José Rony Silva Almeida assinaram um acordo de cooperação técnica para utilização de duas estações de acesso remoto à plataforma de comunicação digital do Sistema Guardião.
O sistema, que já é utilizado nas investigações realizadas pela Polícia Civil, deverá ser utilizado a partir de agora também pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado- Gaecco, do Ministério Público. Além dos softwares necessários para o funcionamento da plataforma, que utiliza criptografia para preservação do sigilo de dados, a Polícia Civil deverá fornecer também o treinamento necessário à operação do sistema e estabelecer os níveis de acesso às informações ali armazenadas.
Para o secretário João Eloy a assinatura do convênio é muito importante para a segurança pública sergipana. De acordo com o procurador José Rony, “o acordo celebrado tem a finalidade de ampliar o uso de instrumentos de investigação por parte do Ministério Público e por parte da Polícia, e , quanto mais instituições investigando, mais democracia, mais transparência e mais se consegue combater a criminalidade.”
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações da SSP/SE