O Ministério da Saúde, em parceria com a Central Única das Favelas em Sergipe (CUFA), iniciou na manhã desta sexta-feira (06), no Conjunto Bugio, Zona Norte de Aracaju, um Chamamento aos Moradores para o Mutirão contra a dengue, que acontece neste sábado (07).
Dezenas de agentes visitaram centenas de casas com o intuito de conscientizar a população para combater os focos do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika. Além disso, a ação procurou incentivar a população a reforçar medidas de prevenção, que envolvem a eliminação de possíveis focos do inseto.
Equipes estiveram em localidades da capital sergipana e foi realizada uma grande mobilização no Conjunto Bugio e nos bairros Industrial e Santos Dumont. A campanha foi elogiada pela população do Conjunto Bugio, que recepcionou bem os agentes.
Para a dona de casa Edilma Campos, além do convite para participar do Mutirão, as equipes ensinaram sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da doença.
“Combater um mosquito que tem causado transtorno à população é muito importante, a equipe conscientizou a não jogar lixo nas ruas, manter tonéis e caixas d´agua fechados, entre outas explicações. Agradeço a todos que fizeram essa campanha por que é para nosso beneficio”, destacou a dona de casa.
Sandro Correia, conselheiro tutelar do Conjunto Bugio, frisou que a participação popular é fundamental para a mobilização.
“Estamos realizando uma abordagem de conscientização, mostrando as diversas formas para a eliminação do inseto. A saúde coletiva é um bem de todos. A sociedade precisa dar uma atenção especial ao trabalho feito pela equipe e efetivamente tornar prática para que o bem da população seja atingido”, afirmou.
Segundo a Coordenadora da Central Única das Favelas em Sergipe (CUFA), Verônica Paiva, a parceria com o Ministério da Saúde é de suma importância para o envolvimento da população.
“Nós da CUFA já realizamos alguns trabalhos nas comunidades, mas ao lado do Ministério da Saúde teremos mais força e nos aproximamos da comunidade para combater focos do Aedes Aegypti”, salientou.
Ainda, durante a mobilização, a conselheira tutelar do Conjunto Bugio, Silvana Santos, reconheceu que a comunidade recebeu o trabalho de braços abertos e que a mobilização já é um sucesso.
“As pessoas estão abrindo suas casas e estão sendo aconselhadas sobre as precauções para evitar o inseto. Fico feliz em já ver o resultado positivo. Nossas equipes são formadas por pessoas capacitadas para orientar toda comunidade. O nosso intuito é atender mais de 5 mil pessoas”, prevê a conselheira.
A Doença
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Eliminação do Mosquito
A melhor forma de se evitar o Aedes Aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. A prevenção é a única arma contra as diversas doenças causada pelo mosquito.
Data: 7 de maio (sábado)
Horário: 9h30
Local: Complexo Bugio – Rua Pedro Alcântara Carvalho, s/n – Aracaju (SE)
Horário: 14h30
Local: Complexo Industrial – Complexo Esportivo Dona Finha – Aracaju (SE)
Data: 8 de maio (domingo)
Horário: 9h30
Local: Santos Dumont – Praça Ulisses Guimarães – Aracaju (SE)
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SENotícias