O Ministério da Justiça deu início à 0h desta quarta-feira, 10, nos nove estados do Nordeste do País, a Operação “Brasil Integrado, São João Seguro”. Estão sendo cumpridos mandados de prisões por diversos crimes em toda a região, assim como patrulhamentos táticos e barreiras policiais em pontos estratégicos, para inibir e reprimir delitos como homicídio, porte ilegal de armas e de explosivos, roubo e tráfico de drogas. O objetivo é fortalecer a integração entre as forças de segurança pública em toda a região e intensificar o enfrentamento conjunto ao crime e à violência no período que antecede os festejos juninos.
Num plano semelhante ao executado na Copa do Mundo de 2014, participam de forma integrada da operação mais de 5 mil profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros. Tudo é coordenado a partir do Centro de Comando e Controle Nacional, em Brasília, que mantém contato com as unidades nos estados.
O Ministério da Justiça já coordenou quatro edições da operação Brasil Integrado, sempre em parceria com os estados. A intenção do Ministério da Justiça é iniciar um processo de integração permanente das polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, tendo como ponto central a utilização dos centros de Comando e Controle criados para a Copa do Mundo e montados em cada uma das 12 cidades-sede da competição.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Informações da SSP/SE