Valorizando as tradições culturais do município, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda promoveu no sábado (29), no Ginásio de Esportes, na sede do município, o Concurso de Quadrilhas Juninas. O concurso contou com a participação de oito Quadrilhas, que tiveram uma ajuda de custo da prefeitura no valor de R$ 40 mil, sendo R$ 5 mil para cada uma.
O 17º Concurso de Quadrilhas Juninas teve por objetivo valorizar, difundir e incentivar a prática de uma das mais populares manifestações culturais do Nordeste.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha) acompanhou o Concurso de Quadrilhas e destacou a importância do incentivo às tradições regionais.
“Estamos aqui para torcer e valorizar essa cultura da nossa região, que é o concurso de quadrilhas. Essa é uma tradição que não pode acabar jamais, pois estão enraizadas nas manifestações culturais do nosso povo. E a prefeitura de Itaporanga está fazendo sua parte, ou seja, patrocinando essas quadrilhas para que viabilizasse essas belíssimas apresentações”, disse emocionada a prefeita.
O Concurso de Quadrilhas, que teve a coordenação de Elma Amorim, lotou o Ginásio de Esportes. Milhares de pessoas compareceram ao local do evento e elogiaram a iniciativa da prefeitura, como testemunha a professora Daniela Silva.
“Estou aqui para torcer não por uma Quadrilha, mas pelo evento como todo. Estou aqui para valorizar essa cultura que não pode acabar jamais, e também parabenizar a prefeita Gracinha pelo incentivo que ela vem dando a nossa cultura”.
O diretor de Cultura, Braulio Lima, um dos coordenadores do Concurso de Quadrilhas, destacou a organização do evento e a participação da população.
“Estamos todos felizes pela grande participação da população e pelo sucesso desse evento. Tudo foi muito bem preparado para que o Concurso fosse um sucesso, como de fato foi. E a gente não pode deixar de enaltecer a participação direta da prefeita Gracinha que deu todo o apoio necessário para que esse evento acontecesse. Agradeço também a todos os funcionários da prefeitura, em especial aos funcionários das Secretarias de Cultura e Turismo e Assistência Social pelo trabalho que desempenharam na organização desse evento. E, claro, agradecer também as milhares de pessoas que marcaram presença. Afinal, sem o público a festa não teria o mesmo brilho”, destaca.
Jurados
O corpo de júri foi composto por grandes nomes da cultura sergipana. O cantor e compositor Irineu Fontes avaliou o Conjunto da Apresentação e Repertório Musical; a bailarina e coreógrafa Nice Santos analisou o quesito Xaxado e Coreografia; o professor João Luiz pontuou os quadrilheiros no quesito Desempenho do Marcador e Harmonia e Animação; já a avaliação do quesito Xote e Baião ficou por conta do ator e diretor artístico Luiz Carlos Dussantus. O produtor e figurinista Viktor Romão, ex-dançarino da Banda Calcinha Preta, foi o responsável pela avaliação do quesito Originalidade do Tema e Figurino.
Os jurados atribuíram notas em uma escala de 05 (cinco) a 10 (dez) pontos, sendo que cada jurado teve a responsabilidade de julgar dois (02) itens.
E ao final da pontuação de todos os itens, os especialistas elegeram a Quadrilha Milho Verde como a vencedora do Concurso de Quadrilhas de Itaporanga. A Quadrilha Rasga Saia ficou com o vice-campeonato.
Confira o Resultado Final do 17º Concurso de Quadrilhas Juninas de Itaporanga D’Ajuda
Grupo Especial
1º lugar: Milho Verde (Povoado Araticum)
2º lugar: Rasga Saia (Povoado Salvadorzinho)
3º lugar: Unidos do Arrasta Pé (Povoado Duro)
4º lugar: Cangaceiros (Sede do Município)
5º lugar: Mandacaru (Povoado Chan)
Rebaixadas para o Grupo de Acesso
Cangaceiros (Sede do Município)
Mandacaru (Chan)
Grupo de Acesso (Três Quadrilhas estão no Grupo de Acesso)
Xote Quente (Povoado Costa)
Forró Sertão (Povoado Tapera)
Vaqueiros do Sertão (Povoado Sapé)
Grupo Especial (Duas Quadrilhas subiram para o Grupo Especial)
Xote Quente (Povoado Costa)
Forró Sertão (Tapera)
Presenças
Além da prefeita Gracinha e os secretários de Agricultura, César de Bebé; Governo, Thiago Luduvice, Planejamento, Urania Sobral, Educação, Doralice Alfano, e Assistência Social, Maria de Fátima, estiveram prestigiando o evento a presidente da Câmara Municipal, Marize da Mata, e os vereadores: Tonho de Luquinha, Gilson Me Ajude, Bruno Sobral, Celinha Sobral, Renatinho de Zé de Lili, Gilmar Ureia, Gordo Propaganda e Marcelo Anchieta.