No início da tarde desta quinta-feira (24), menores do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) se rebelaram e alguns conseguiram pular o muro para a Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip).
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Um deles caiu do telhado e foi socorrido pelo Samu e levado a um hospital da capital. Policais do Batalhão de Choque da Polícia Militar e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) monitoraram o local durante a ação dos menores.
Em nota a diretoria executiva da Fundação Renascer informou que foram registrados, nesta terça-feira, movimentos de rebelião e fuga distintos em duas de suas unidades socioeducativas. No início da manhã, na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), os socioeducandos tentaram evadir, porém não obtiveram êxito. A situação foi normalizada antes do meio-dia.
Já durante a tarde, por volta das 14h, adolescentes internos no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) conseguiram evadir da unidade, se deslocando para a Usip, de onde alguns conseguiram fugir, porém ainda não foi finalizada a contagem para confirmação do número exato de evadidos.
Dois adolescentes ficaram feridos nessa tarde, sendo conduzidos por duas ambulâncias do Samu para o Huse. No primeiro caso o interno se feriu ao pular do telhado do Cenam e foi acompanhado ao hospital pelo diretor em exercício da unidade, Alzot Trindade, tendo que ficar internado em observação. O segundo adolescente fraturou o pé dentro da Usip, mas já retornou para a unidade depois de receber atendimento.
Em ambas as ocorrências do dia a tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada e agiu na contenção dos adolescentes. Também se fez presente nas unidades policiais da Rádio Patrulha.
Comunicação Interna
Em relação à Comunicação Interna “Cenam nº 030/2013cs” divulgada por representantes da categoria dos agentes, trata-se de uma ação administrativa do diretor da unidade visando a movimentação dos adolescentes na área de convivência das alas mencionadas, visto que os ‘quatros’ são áreas individuais menores onde apenas dormem e fazem uso dos banheiros.
Fonte: G1 Sergipe