O médico pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dr. Roberto Kalil Filho, que o atendeu no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, afirmou em entrevista exclusiva à CNN Brasil que o presidente sofreu traumatismo craniano após o acidente doméstico no Palácio da Alvorada, mas que está bem.
“Ele chegou ao hospital com um traumatismo craniano, causado pela batida na parte de trás da cabeça. O ferimento precisou de pontos. Fizemos tomografias e ressonâncias, que mostraram um pequeno sangramento na região temporal, na frente da cabeça. Isso ocorre porque, em quedas, o contragolpe pode lesionar a parte frontal”, explicou Kalil.
O médico de Lula também ressaltou que, apesar do impacto, o presidente não chegou a perder a consciência. “Ele não desmaiou, não escorregou, nem nada disso”, explicou.
Kalil aconselhou que, por causa do traumatismo craniano, o presidente deve evitar viagens longas nas primeiras 24 horas após a queda. “Os próximos dias serão de observação, mas ele já pode retomar suas atividades normais. Está tudo bem com o presidente”, acrescentou.
O presidente continua sob os cuidados da equipe médica, liderada por Kalil e pela Dra. Ana Helena Germoglio.
Devido à orientação médica, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou o cancelamento da viagem de Lula para a Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia. A partida estava prevista para às 17h, segundo a agenda oficial do presidente.
Lula deverá participar das reuniões do grupo por meio de videoconferência. Ainda de acordo com o Planalto, o resto da agenda de trabalho do petista em Brasília não terá mudanças.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Redação Terra