A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participou nesta terça-feira (01/10) do lançamento do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Com o slogan, “Acenda sua consciência”, o Palácio do Congresso receberá a partir da noite desta terça-feira, uma iluminação especial na cor rosa.
“Essa é uma iniciativa que nos mobiliza, sempre, dada a sua importância. Nunca é excessivo lembrar que o câncer é a doença que mais mata e tem feito muitas vítimas em todo o mundo. Portanto, o Outubro Rosa é um evento que nos remete a essa conscientização que é tão relevante”, afirmou Maria, ao participar do ato de abertura, realizada na sala de audiências da Presidência do Senado.
Ela destacou o compromisso assumido pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) de aproveitar o momento e dar prioridade, este mês, à votação dos projetos que tratam do combate ao câncer de mama. “Existem várias matérias tramitando e, entendemos que essa agilidade no processo, certamente, vai garantir mais dignidade às mulheres vitimadas por esse mal”, ressaltou Maria do Carmo.
Dentre as propostas que vão ter atenção especial do Senado estão o PLS 406/2011, que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento por mulheres portadoras de deficiência e o PLS 352/2011 – aprovado na Câmara dos Deputados, já voltou ao Senado – que determina a inclusão de medicamento de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento em casa. Ambos são de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS).
A senadora sergipana lembrou que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o índice de novos casos de câncer de mama no Brasil cresceu consideravelmente, passando de 75% em 1975 para quase 90% em 2012. Para este ano, salientou Maria do Carmo, estima-se o registro de mais de 52 mil novos casos, conforme estudo do Instituto Nacional de Câncer.
Além da iluminação especial, no início da noite, houve o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), no Senado Galeria. A exposição retrata 20 mulheres que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama. São mulheres que resgataram a autoestima, a feminilidade e a confiança. O Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
Da Assessoria Parlamentar