“É importante que a igualdade se reconheça nas diferenças, mas que uma diferença não produza desigualdade”. Foi com essa citação que o deputado federal Márcio Macêdo (PT) iniciou pronunciamento na tribuna da Câmara nesta semana para ressaltar a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O tema deste ano é “Em busca de igualdade”. A Semana Nacional iniciou-se no dia 21 e prossegue até a terça-feira, 28.
O parlamentar lembrou que dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam a existência de cerca de 45 milhões de brasileiros com alguma deficiência e, destes, 2,6 milhões , segundo Márcio Macêdo, disseram ter deficiência mental ou intelectual.
Em discurso, ele destacou, entre as inciativas do Governo Federal que visam o atendimento desse público, o programa “Viver sem Limite” que garante o acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade a pessoas com deficiência.
O petista disse ainda que o programa foi lançado em 2011 e conta com a participação de 15 ministérios com ações específicas para atendimento das demandas dessa população. Os investimentos, explicou Macêdo, são da ordem de R$ 7,7 bilhões até 2014.
Para Márcio Macêdo a iniciativa da APAE em promover a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é importante para “conscientizar as pessoas e fazer com que elas reflitam que, além das deficiências, os portadores de necessidades especiais ainda sofrem com a desigualdade social e o preconceito”.
Assessoria Parlamentar