O deputado federal Márcio Macêdo (PT) oficializou nesta segunda-feira (12) a inscrição da sua candidatura a presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores. Representando a corrente majoritária Articulação Unidade na Luta/Construindo um Novo Brasil, o parlamentar liderará a chapa “O partido que muda Sergipe” no Processo de Eleições Diretas do PT. No último sábado (10), uma plenária de formação da chapa foi realizada, com a presença de prefeitos, vereadores, deputados estaduais, secretários de Estado e lideranças políticas. Márcio conta com o apoio de 43 diretórios municipais. O governador Marcelo Déda e o ex-senador José Eduardo Dutra apoiam Márcio e integram a chapa.
“O que vamos discutindo é a vida e o futuro do nosso partido. Temos que construir coletivamente e horizontalmente com todos Temos que preparar o nosso partido para fechar este ciclo exitoso e reabrir outro. O PT tem vocação para a transformação. A direção que vai ser eleita no PED deste ano comandará o partido em 2014 e em 2016. Portanto é preciso na presidência do PT alguém com perfil conciliador, que respeite as forças internas e as lideranças constituídas, que tenha identidade partidária, que possa construir a unidade que o partido precisa e garantir a livre expressão do conjunto da militância e preparar o PT para o protagonismo do futuro, além de manter o diálogo qualificado e respeitoso com os partidos da base aliada. Companheiros da CNB viram em mim este perfil para contribuir com o nosso partido”, afirmou.
A partir de agora, as chapas têm até dez dias para discutir possíveis alianças e reformulações. Márcio Macêdo, em entrevista, nesta segunda, ao programa “A Hora da Verdade”, apresentado pelo radialista George Magalhães, na Megga FM, disse que continua disposto a dialogar com as lideranças e correntes internas do PT que também lançarem candidaturas para alcançar o consenso. “Estou totalmente aberto ao diálogo para construir a unidade. Já tivemos conversas com o deputado federal Rogério Carvalho e com a deputada estadual Ana Lúcia. Acreditamos que é possível o consenso. É o melhor caminho. Nos próximos dez dias, lutaremos por isso”, disse.
Na plenária do último sábado, Márcio recebeu declarações de apoio dos prefeitos Esmeralda Cruz (Carmópolis) e Chico dos Correios (Nossa Senhora da Glória), da deputada estadual Conceição Vieira, do vereador Dominguinhos (Estância), do coordenador nacional de Juventude, Jefferson Lima, e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior. Os secretários estaduais Eloísa Galdino (Cultura), Genival Nunes (Meio Ambiente), Maria Telles (Política para Mulheres), Lúcia Falcon (Desenvolvimento Urbano) e Chico Buchinho (Relações Sindicais) também estiveram presentes no encontro de formulação da chapa.
A deputada estadual Conceição Vieira destacou a importância do PED para o partido e ressaltou que é preciso “manter a unidade partidária, mas se necessário fazer a disputa interna”. “Não podemos nos fragilizar. Querem dizer que estamos divididos. Isso é disputa interna que o PT sempre soube fazer. Precisamos estar fortalecidos”, frisou. O prefeito Chico dos Correios, por sua vez, disse que o PT é um “partido plural, que chegou aonde chegou graças à luta dos militantes” e que “isto deve ser preservado”. Ele, inclusive, afirmou que deseja fazer parte da chapa liderada por Márcio, reforçando seu apoio ao deputado. A prefeita Esmeralda Cruz também disse que dará total apoio a Márcio. “Pode contar comigo”, reforçou.
Da Assessoria Parlamentar