O deputado federal Márcio Macêdo é um parlamentar em ascensão e um dos 150 mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Na avaliação da entidade, Márcio Macêdo está em ascensão, pois é “um deputado que vem recebendo missões partidárias, políticas e institucionais e cumprindo bem a incumbência delas”. Este é o segundo ano consecutivo que o deputado sergipano é selecionado.
De acordo com o DIAP, estão nessa categoria “os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento”. Para chegar à lista, o DIAP identifica e classifica os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades deles, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo.
As categorias são: debatedores, articuladores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.
Márcio Macêdo tem se destacado em várias dessas áreas. Ele integra a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), da qual já foi presidente e relator; também faz parte da comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. É vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara. Em 2011, primeiro ano do seu mandato, o deputado foi um dos principais interlocutores da bancada ambientalista no debate em torno do novo Código Florestal.
Já neste ano, Márcio Macêdo foi o presidente da comissão mista que discutiu a Medida Provisória 589/12, que tratou do parcelamento dos débitos previdenciários de Estados e municípios. A atuação dele foi fundamental para tornar a nova legislação mais palatável para os gestores municipais e estaduais. O parlamentar articulou junto ao Governo Federal uma série de alterações no projeto, com o objetivo de atender aos pleitos apresentados por prefeitos e governadores de todo o país.
Em plenário, por várias ocasiões, Márcio Macêdo liderou a bancada do PT em votações importantes, como na aprovação do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa e do Estatuto da Juventude. Além disso, o deputado tem apresentado projetos de lei voltados para a defesa do meio ambiente e por mais garantia de direitos para crianças, jovens e mulheres. Ele também tem encaminhado diversos pleitos de Sergipe e da região Nordeste no Congresso Nacional. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, recentemente, parecer do deputado sergipano em projeto que combate à seca.
“Tenho trabalhando desde o primeiro dia de mandato em defesa do Brasil, a serviço de Sergipe e atento às demandas da sociedade. Estou consciente do papel que me foi dado pelos sergipanos para ser seu representante no Congresso Nacional”, afirma. Além de Márcio Macêdo, figura ainda na lista dos parlamentares em ascensão o deputado federal Rogério Carvalho, também do PT. O partido, inclusive, lidera o número de congressistas na lista dos 100 mais influentes, com 26 integrantes. O senador sergipano Antônio Carlos Valadares (PSB) é um dos 100 cabeças do Congresso Nacional, demonstrando a importância da representação de Sergipe em Brasília.
Da Assessoria Parlamentar