“Uma organização que orgulha os brasileiros e possui o respeito do mundo”. Foi desta forma que o deputado federal Márcio Macêdo (PT) definiu a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), durante pronunciamento na Câmara, nesta semana, pelos 40 anos da instituição. O parlamentar se disse emocionado por homenagear uma empresa que tem relação direta com sua infância e identidade.
“Ainda em tenra idade, acostumei-me a ouvir as proezas da Embrapa contadas de forma vibrante e altaneira pela voz ainda na mocidade, de Manoel Moacir Costa Macêdo, um irmão querido e mais velho, que iniciou a trajetória profissional como estagiário na Embrapa Mandioca Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas, Bahia, até tornar-se PhD e, recentemente, concluir mais uma das várias missões e desafios vencidos nessa empresa, a de Diretor Superintendente da Ceres – Fundação de Seguridade Social, o fundo de pensão dos empregados da Embrapa”, contou.
Márcio destacou que a empresa foi responsável pela mudança do padrão tecnológico da agropecuária nacional e, como coordenadora do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, teve responsabilidade pela geração de tecnologia nacional, propulsora da segurança alimentar do Brasil e nos trópicos, por meio de 47 Unidades de Pesquisa e Serviços e 14 Unidades Centrais, com quase 10 mil empregados.
O deputado também ressaltou que a Embrapa desenvolve inovações, a exemplo de antecipar os riscos advindos das mudanças climáticas; da responsabilidade socioambiental, do respeito à biodiversidade; da nanotecnologia; da pesca; dos serviços ecossistêmicos; da agroenergia, entre outros.
Segundo Márcio Macêdo, o atual mandato da Embrapa ultrapassa as suas fronteiras territoriais, e alcança a África, Europa, Ásia, América Latina, e América do Norte. “Destaco que fui um dos apoiadores aqui no Congresso Nacional, no processo legislativo, em ajudar a legalizar a internacionalização das suas estratégias, seja na prospecção de novos conhecimentos, ou na sua difusão. Recentemente, essas iniciativas foram expandidas no sentido da Cooperação Sul-Sul, a fim de desenvolver conhecimento em apoio às políticas públicas relacionadas à segurança alimentar”, afirmou.
Ele reforçou ainda o apoio dos governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que proporcionaram as condições para o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa, na renovação dos quadros, na projeção internacional; e no seu orçamento. “Os recursos financeiros ora alocados nesta valorosa empresa alcançaram os ímpares valores de R$ 2,1 bilhões. Além disso, a sua missão foi acrescida dos projetos especiais prioritários em modernidade, para o cidadão, ética, comprometimento e cooperação, e capacidade de antecipação”, disse.
Assessoria Parlamentar