O deputado federal Márcio Macêdo (PT) fez um pronunciamento nesta terça-feira, 16, em homenagem ao Dia do Professor. Ao falar da importância da categoria, da qual ele também faz parte, o parlamentar ressaltou seu compromisso com a Educação e afirmou que “nenhuma nação, Estado, município ou sociedade pode prosperar, evoluir, adquirir conceito e respeitabilidade se não tiver a Educação como meta prioritária”.
No discurso, Márcio Macêdo reforçou a relevância da data. “O Dia dos Professores é muito especial. Deveríamos todos comemorá-lo porque não há como pensar na vida em todas as profissões, sem lembrar-se do magistério. Todas e todos, seguramente, ao logos de suas vidas, em determinados momentos e etapas dela, tiveram marcados pela presença de um professor ou de uma professora”, afirmou.
Ele também destacou o aumento dos investimentos na Educação no Brasil, dando ênfase a elevação das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – na ultima década no País. De acordo com Márcio Macêdo, o Brasil multiplicou o volume de investimentos na Educação Básica em mais de três vezes, saindo de R$ 5,5 bilhões em 2001 para mais de R$ 16 bilhões, no ano passado. O parlamentar citou ainda a força do ProUni, que já beneficiou mais de 1 milhão de alunos com bolsas en universidades particulares, em 2012.
“A educação é um processo. O que estamos plantando agora, colheremos nas próximas gerações. Temos que ter a pressa na ação de quem largou atrás, mas temos que ter também a tranquilidade necessária de quem está fazendo o certo e tem responsabilidade sobre o presente e o futuro do povo brasileiro”, ressaltou.
Para Márcio Macêdo, já há uma consciência que se consolida entre o povo brasileiro, especialmente na classe média “de que ter um filho frequentando um curso superior não é mais fruto de um sonho acalentado por pais e mães zelosos, mas a possibilidade concreta de uma sociedade que se democratiza, com justiça social e que corrige distorções históricas”.
O parlamentar frisou que a Educação é base não apenas do desenvolvimento econômico, mas também do desenvolvimento social. “Temos exemplos de que os países que mais investiram em educação, ciência e tecnologia consequentemente, são os países que acharam e acham que o professor é um instrumento do desenvolvimento e são aqueles que conseguiram dar maior felicidade ao seu povo e também são aqueles em que os professores sentem que são mais valorizados”, disse.
Ao avaliar o trabalho legislativo, Márcio Macêdo ressaltou que a Câmara teve “um ano de muitas lutas, marcado pela conscientização para sensibilizar toda a sociedade brasileira em prol da batalha pela construção de uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros”. Neste sentido, ele citou a defesa da Lei do Piso Salarial Nacional e a luta pela implantação do Plano Nacional de Educação, com destaque para o investimento de 10% do PIB para a área.
Por fim, ao reforçar a homenagem aos professores do Brasil, com dedicação especial aos professores de Sergipe, o deputado sergipano parafraseou Fausto Cardoso, ao afirmar que “é verdade que a liberdade se concretiza na História com o sangue dos povos, o esforço dos homens, o cimento dos tempos, mas também, acrescento, os alicerces da Educação”.
Assessoria Parlamentar