O óleo que vazou na madrugada do dia 23, no duto de óleo e gás da Plataforma de Camorim, chegou a duas praias do litoral sul de Sergipe neste domingo (26). Pelo menos 10 quilômetros de areia entre o litoral do Abais, praia da Caueira e também de Mangue Seco (BA), foram atingidos pelo óleo.
Uma equipe de 120 agentes de limpeza da Petrobras passou o domingo retirando toneladas de areia com óleo das praias. Por medida de precaução também foi instalada uma barreira de contenção no estuário do Rio Real.
Fiscais do Ibama, Adema e Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) estiveram no local coletando informações e amostras para avaliar o impacto do vazamento ao meio ambiente. A partir deste relatório será aplicada uma multa a Petrobras.
Sobre o vazamento a Petrobras se pronunciou através de nota. De acordo com a assessoria, o serviço de recolhimento e dispersão mecânica do vazamento de 7 metros cúbicos de óleo, no duto que interliga as plataformas PCM-5 e PCM-6, já foi concluído e durante um sobrevoo com representantes do Ibama e da Petrobras na manhã desse domingo, não foi encontrado nenhum vestígio de óleo no mar.
Ainda segundo a nota da assessoria, as plataformas PCM-5, PCM-6, PCM-8 e PCM-9, estão com as atividades paralisadas até a plena recuperação do duto, com isso 300 barris de óleo por dia e de 60mil metros cúbicos de gás natural deixam de ser produzidos. A Petrobras também constituiu uma comissão para averiguar as causas do vazamento.
Na manhã desta segunda-feira (27) a equipe de limpeza retornou para as praias para dar continuidade ao trabalho de limpeza.
Com informações do A8SE