Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta, a presidenta Dilma Rousseff destacou a amplitude do Mais Médicos e suas perspectivas no curto prazo. “Agora em abril estão chegando mais 3.745 médicos. Aí, estaremos atendendo 100% do que foi pedido pelos municípios quando iniciamos o Programa. Serão, em abril, 13.235 médicos cobrindo 4.040 municípios brasileiros”, informou a presidenta.
Dilma falou sobre a importância do programa para a saúde do brasileiro. “É um passo enorme e importantíssimo para garantir mais saúde e mais qualidade no atendimento médico que oferecemos em nosso sistema de saúde”, declarou. “Não teremos mais aquela situação que é inaceitável, de municípios sem nenhum médico. Deixará de ser comum aquilo que ocorria em vários municípios, de só ter médico no posto um ou dois dias da semana (…), um ou dois dias por mês. Serão, a partir de abril, cerca de 46 milhões de pessoas mais bem atendidas e com médicos perto de suas casas” completou a presidenta.
O Programa Mais Médicos já conta com 9.490 médicos em exercício em 3.025 municípios e 31 distritos indígenas, levando assistência em saúde a 33 milhões de pessoas. “Hoje, há profissionais do Mais Médicos nas periferias das grandes e das médias cidades. Eles estão no interior do nosso país, no semiárido do Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, em Minas Gerais. Estão no Vale do Ribeira, em São Paulo, nas comunidades ribeirinhas do Amazonas, na fronteira do Brasil com o Uruguai, e também nas comunidades indígenas e quilombolas”, informou a presidenta. “Em todos os lugares onde atuam, esses profissionais fazem a diferença, porque garantem atendimento médico para todas as pessoas que precisam, no seu cotidiano, consultar um médico”, disse.
Dilma também falou sobre os resultados de pesquisa recente realizada pelo Datafolha/Interfarma, na qual 70% dos entrevistados consideraram ótimo ou bom o atendimento feito pelos profissionais do Programa. “Duas em cada três pessoas aprovam a decisão de trazer médicos formados fora do Brasil para melhorar o atendimento aqui dentro, nos nossos postos de saúde. A aprovação é ainda maior na Região Nordeste. Lá, 72% das pessoas concordam com a decisão”, afirmou.
A presidenta também destacou as medidas para aprimorar a formação e a especialização de médicos. “Uma das ações do Mais Médicos é aumentar o número de cursos de Medicina no Brasil e, assim, aumentar o número de vagas. Vamos abrir 11.500 novas vagas de graduação até 2017. (…) Além disso, para formar os médicos especialistas, teremos mais 12.400 vagas em residência médica, das quais 2.403 já foram abertas”, afirmou Dilma.
Essas ações são importantes para garantir que os jovens que pretendem fazer Medicina tenham oportunidade, disse. “Com essas medidas, eu tenho certeza de que vamos ajudar o Brasil a ampliar o número de médicos e dar mais qualidade à formação dos nossos profissionais. Assim, nós garantimos um atendimento digno e respeitoso para a nossa população”, concluiu a presidenta.
Fonte: Agência Brasil