O Hospital Regional São Vicente de Paula, localizado no município de Propriá, é um importante equipamento de Saúde que garante a assistência à população do Baixo São Francisco sergipano. Referência na região, a unidade também atende aos pacientes oriundos de estados vizinhos, como Bahia e Alagoas.
Dos mais de 50 mil atendimentos prestados na unidade durante o ano de 2013, mais de sete mil foram realizados em pacientes de outros estados. Ao longo do ano, foram assistidos oito baianos, 39 pernambucanos e 7.364 alagoanos. Dentre os pacientes alagoanos, 5.096 foram de Porto Real de Colégio e 1.669 de são Brás.
“Os pacientes que recebemos de outros estados são, na maioria dos casos, residentes de municípios que fazem fronteira com Propriá, como é o caso de São Brás e Porto Real de Colégio, que preferem receber atendimento aqui que, além de ser feito com qualidade, está a uma menor distância deles”, disse Paulo Campos, superintendente do Hospital.
Ana Cacia Alves Vilela veio de Porto Real do Colégio, em Alagoas, em busca de atendimento no Hospital Regional de Propriá. “Vim aqui porque fica próximo de minha cidade e oferece um melhor atendimento. Trouxe meu filho de 5 anos e o médico fez o atendimento e marcou o retorno para avaliação. Sem esse hospital aqui em nossa região a vida da gente ficaria difícil”, relatou a moradora de Alagoas.
O Hospital Regional de Propriá é referência para o atendimento de baixa e média complexidade. A unidade possui três leitos semi-intensivos na Sala de Estabilização, leitos de internamento adulto e pediátrico, além da Maternidade. “Possuímos uma escala médica completa. No Pronto Socorro, a unidade conta com cirurgiões, clínicos e pediatras. Na Maternidade, a escala é composta por obstetras, neonatologistas e anestesistas”, pontua Paulo Campos.
Fonte: SES