Pesquisa realizada com gestores das 74 escolas de Aracaju mostrou que a merenda escolar alcançou satisfação máxima durante o primeiro semestre deste ano. 94,5% dos gestores mostraram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com os serviços prestados pela VBX Refeições Coletivas. Dedicação da equipe de nutricionistas e merendeiras, cuidado no preparo dos alimentos, garantia do uso de produtos de qualidade e preocupação com o valor nutricional fizeram com que a terceirização da alimentação escolar fosse abraçada pelos diretores, que perceberam a mudança e melhora significativa no serviço que é tão importante.
Segundo os dados coletados, apenas 5,5% revelaram estar pouco satisfeitos ou insatisfeitos com os serviços, após a terceirização. “Realizamos periodicamente a análise do serviço que prestamos, através de pesquisas de satisfação. Esse feedback é importante para aperfeiçoar o nosso trabalho. E mesmo tento uma aceitação fantástica dos diretores, que acompanham de perto os alunos e são os responsáveis diretos pelas escolas, estamos analisando algumas observações registradas por esses gestores escolares, visando melhorar sempre. E quem ganha com isso são as crianças atendidas”, explicou o gerente da empresa, Enildo Viana.
Os números
Sobre a entrega de mercadorias, 41,8% dos gestores mostraram-se muito satisfeitos, e 48,6% satisfeitos. Somente 8% responderam estarem pouco satisfeitos e 1,3% insatisfeitos com este quesito. A qualidade dos gêneros alimentícios utilizados no preparo das refeições também constava no questionário e 47,2% dos diretores respondeu que estava muito satisfeito; 41,8% satisfeito e 10,08% pouco satisfeitos. Nenhum gestor disse que estava insatisfeito.
As merendeiras também foram avaliadas, afinal, são elas que estão diariamente em contato com os alunos, professores e corpo diretivo, preparando e servindo as refeições preestabelecidas pelos nutricionistas da Prefeitura. 67,5% dos gestores estão muito satisfeitos, 26% satisfeito, 5% pouco satisfeito e 1% insatisfeito.
Mais da metade dos diretores, 59% deles, estão muito satisfeitos com a qualidade das refeições servidas; 36% estão satisfeitos, e 5% pouco satisfeitos. A aceitação do cardápio pelos alunos, item muito importante que norteia o trabalho da equipe, também recebeu atenção no questionário. 40,5% dos gestores disse estar muito satisfeito, 48,6% satisfeito e 10,8% pouco satisfeito.
Para avaliar a qualidade da merenda, a VBX Refeições Coletivas, empresa responsável pela alimentação das creches e escolas de Aracaju, enviou aos diretores um questionário com perguntas sobre as refeições servidas, aceitação do cardápio, merendeiras, comunicação com a equipe de nutrição, qualidade de gêneros alimentícios etc. Essa pesquisa interna de qualidade é realizada periodicamente pela empresa, como parte de um dos processos para manter a qualidade da alimentação escolar servida às crianças.