As empresas e os consumidores estão se mobilizando pela internet para participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que terá o seu ponto alto no dia 5 de outubro. Em Sergipe, mais de 600 empreendimentos já estão cadastrados. São empreendedores como Valbia Cristiane, proprietária de uma loja de brinquedos educativos e um centro de psicologia. “O Movimento é uma excelente oportunidade para todos os pequenos empresários, o SEBRAE está de parabéns pela iniciativa. Estamos vivendo um momento difícil, é a hora dos pequenos empresários unirem-se, juntos somos mais fortes”, explica à empresária.
Para Valbia, os empreendedores proprietários de micro e pequenas empresas tem condição de prestar um atendimento mais personalizado. “Muitos dos nossos clientes residem no mesmo Bairro onde está localizada a empresa, fazem parte do nosso dia a dia. Isso representa um grande ganho, pois sabemos as reais necessidades deles, vendemos o que eles precisam. Ouvimos nossos clientes e procuramos trazer para a empresa aquilo que realmente vai satisfazer sua demanda, sua necessidade”.
É o que comprova a cliente Maria Teresa, que procura a pequena empresa localizada no seu bairro. “Compro da pequena empresa por causa do atendimento, da qualidade dos produtos e serviços, além de está próxima da minha residência. Tem variedade, brinquedos educativos, que é muito importante para as crianças, além do proprietário ter interesse em saber o que o cliente está procurando”, afira ma cliente.
Segundo Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE, a tendência é que esse numero de empresas cadastradas só aumente. “Acreditamos que o número de empresas que estão aderindo aumente consideravelmente. Várias ações estão sendo realizadas no Estado com o objetivo de estimular os empresários a participarem do Movimento e a aceitação está sendo excelente. Outro ponto positivo é que a sociedade está apoiando a iniciativa e dando ainda mais atenção para micro e pequena empresa do seu bairro, da sua cidade”, alerta o superintendente.
Compre do Pequeno Negócio
A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. Micro e pequenos negócios são mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas).
O Movimento tem o 5 de outubro como data oficial por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequenas Empresas. A ideia é que os empresários se cadastrem no Movimento e estampem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras. No endereço www.compredopequeno.com.brestão disponíveis para baixar o material para que o dono do pequeno negócio possa caracterizar sua empresa como participante do Movimento. No Brasil, já são mais de 53 mil empresas participando da iniciativa.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Ascom/Sebrae/Se