Mais de 500 documentos perdidos foram encontrados e entregues nas agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. As pessoas que perderam os documentos podem retirá-los na agência central dos Correios, localizada no Calçadão da rua Laranjeiras, 229, no centro de Aracaju. As pessoas que encontraram qualquer tipo de documento nas ruas podem entregá-los em qualquer agência dos Correios, mas a retirada só pode ser feito pelo portador do documento e apenas na agência central.
No momento, estão disponíveis 531 documentos, entre Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade (RG), carteiras de trabalho, certidões de nascimento, registros profissionais, passaportes, carteiras de estudante, documentos de veículo e títulos de eleitor. No ano passado, conforme estatística divulgada pela assessoria de comunicação social da instituição, mais de 196 mil documentos foram cadastrados no sistema da empresa em todo o Brasil. Desse total apenas cinco mil foram devolvidos.
O documento perdido é entregue somente ao próprio interessado ou representante legal devidamente reconhecido, mediante pagamento da taxa de R$ 5,95 por retirada. Para a entrega de vários documentos a uma mesma pessoa, é cobrada uma única taxa. Documentos de pessoas com idade inferior a 18 anos podem ser retirados apenas pelos pais ou responsáveis, que devem apresentar documento de identidade.
Os documentos ficam à disposição nos Correios pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após o término do prazo de guarda, são devolvidos aos órgãos emissores. Nesse serviço, são cadastrados apenas documentos. Outros objetos, como bolsas, óculos, chaves e assemelhados não são aceitos pelos Correios. Cartões de débito ou crédito podem ser recebidos e entregues, desde que acompanhados de outro documento do mesmo titular.Para saber se o documento perdido foi encontrado e disponibilizado pelos Correios, o usuário de acessar a internet, no link, ou entrar em contato com a Central de Atendimento Correios (CAC) através dos telefones 3003 – 0100, para residentes na capitais e região metropolitanas ou pelo 0800 725 7282 para o interior. Os Correios também disponibiliza o número telefônico 0800 725 0898 para atendimento exclusivo a pessoas com deficiência auditiva.
Balcão do Cidadão
O Serviço Achados e Perdidos é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A empresa presta vários outros serviços ao cidadão, como a emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de certificado digital e solicitação de pagamento do seguro por acidente de trânsito (DPVAT).
Por meio da iniciativa Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando parcerias com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, por meio da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram