O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), abrirá a partir de 2014 mais 2.967 novas vagas em cursos técnicos para os estudantes da rede estadual de ensino, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal. Só neste ano de 2013 foram matriculados 1.863 alunos nos diversos cursos das instituições parceiras do Sistema ‘S´ – Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Serviço Nacional da Indústria (Senai) – e do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
Para o ano de 2014, a Seed já pactuou a oferta de 1.687 vagas para cursos técnicos em Aracaju, 330 vagas para Itabaiana, 200 vagas para Estância, 150 vagas para Lagarto, 70 vagas para Tobias Barreto, 30 vagas para Ribeirópolis e 30 vagas para Simão Dias. As vagas estão distribuídas entre os cursos técnicos de formação inicial e continuada. As aulas terão início no primeiro semestre de 2014. Para o segundo semestre haverá oferta também para a Zona Rural, com 480 vagas pelo Serviço Nacional de Atividade Rural (Senar).
Para ingressar nos cursos, os alunos do ensino médio devem ter média anual elevada nas disciplinas de Matemática e Português. Cabe à Secretaria de Estado da Educação pactuar junto aos parceiros, divulgar, selecionar e acompanhar o desenvolvimento dos cursos. De acordo com a chefe do Serviço de Educação Profissional da Seed, Rivânia Andrade, a Educação solicita os cursos de acordo com a demanda dos alunos.
Desde 2011 o Governo de Sergipe fez a parceria com o Governo Federal para a implantação do Pronatec. No primeiro ano da parceria foram capacitados 230 alunos das escolas da rede pública estadual nos cursos de formação inicial e continuada. Em 2012 as matrículas aumentaram para 1.571 alunos.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado no dia 26 de outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011. O programa tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio e de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Podem se matricular nos cursos os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.
Cursos
Dentre os cursos que o Pronatec oferece estão os de Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecânica, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Administração e Técnico em Logística.