Até as 17h42 desta segunda-feira (09), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia computado o recebimento de pedido de registro de 218 candidatos a prefeito, com os respectivos vices, que disputarão as 75 prefeituras sergipanas; e 4.978 pretensos vereadores que concorrerão, em outubro próximo, as 801 vagas disponíveis nas Câmaras municipais, em todo o Estado.
Em Aracaju, são cinco candidatos tentando a sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) – Antônio Carlos Valadares Filho, do PSB; João Alves Filho, do DEM, Vera Lúcia Ferreira, do PSTU; Reinaldo Nunes, do PV, e José Almeida Lima, do PPS. Outros 414 proporcionais tentam um dos 24 (cinco a mais que os atuais) assentos no Legislativo aracajuano. Os eleitos terão mandatos de quatro anos a contar a partir de 1º de janeiro de 2013.
O município de Barra dos Coqueiros tem 107 candidatos a vereador pleiteando 11 vagas; e três candidatos a prefeito: o atual, Gilson dos Anjos (DEM), o ex-prefeito, Airton Martins (PMDB) e o vereador Claúdio Caducha (PT). São Cristóvão tem seis postulantes ao cargo de prefeito: Armando Batalha (PSB), Wanderlê Correia (PMDB), Luiz Alberto Barbosa (PSOL), Alberto Santos (PRP), Carlos Vilão (DEM) e Bispo do Gesso (PPS). No total 260 nomes concorrem a uma das 15 vagas da Câmara (cinco a mais que as existentes atualmente).
Em Nossa Senhora do Socorro, o segundo maior município de Sergipe, em termos populacionais, tem dois candidatos a prefeito: o atual Fábio Henrique (PDT) e o padre Inaldo Silva (PC do B). Cerca de 260 candidatos estarão no páreo disputando as 21 vagas (12 a mais que as disponíveis hoje). Em Itabaiana são dois candidatos a prefeito: o atual, Luciano Bispo (PMDB) e Valmir de Francisquinho (PR), além de 36 postulantes as 12 vagas de vereador.
Poucos municípios computados
Na lista (ainda incompleta), disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, consta Lagarto com três candidatos a prefeito e 93 a vereador. Também estão Itabaininha com três candidatos a prefeito e 83 disputando as 12 cadeiras de vereador; Laranjeiras, que tem três candidatos a prefeito e 97 concorrendo as 11 vagas de vereador; Porto da Folha dispõe de quatro postulantes ao cargo de prefeito e 56 vereadores disputando 11 vagas; Poço Redondo, conta com quatro candidatos a prefeito e 48 a vereador pleiteando 11 cadeiras.
Nossa Senhora da Glória tem dois candidatos a prefeito e 52 a vereador concorrendo a 13 vagas; Nossa Senhora de Lourdes tem três pretensos prefeito e 35 concorrendo às nove vagas de vereador; em Riachão do Dantas são dois candidatos a prefeito e 34 concorrendo às nove cadeiras disponíveis no Legislativo. Ribeirópolis apresentou quatro postulantes ao cargo de prefeito e 45 a vereador pleiteando 11 vagas; Nossa Senhora das Dores tem quatro candidatos a prefeito e 66 a vereador concorrendo as 11 vagas.
A população de Riachuelo poderá escolher entre dois candidatos a prefeito e 42 vereadores que concorrem a nove vagas na Câmara. Em Santana do São Francisco são três candidatos a prefeito e 38 a vereador disputando as nove vagas oferecidas; Carmópolis tem três candidatos a prefeito e 57 a vereadores disputando nove vagas; em Cedro de São João, apenas 26 concorrem a uma das nove vagas da Câmara Municipal. Dois candidatos concorrem ao cargo de prefeito.
Em Cumbe são dois a prefeito e 29 concorrendo às nove vagas da Câmara. Divina Pastora tem dois candidatos a prefeito e 35 a vereador tentando ocupar uma das nove cadeiras disponíveis no Parlamento. Até o fechamento desta reportagem, o TSE não havia disponibilizado, ainda, toda a relação de candidatos por município.