O Ministério da Saúde realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 15 a 31 de agosto. Os pais e responsáveis precisam levar as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias) a qualquer Unidade Básica de Saúde ou Posto de Vacinação para receber a dose. Este ano, a meta é vacinar 95% do grupo alvo, de forma indiscriminada, ou seja 144.900 crianças em Sergipe.
“Esta é a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e, em 2015, comemoramos o 26º ano sem a doença no Brasil. O país está livre do vírus causador da doença desde 1990. O objetivo da campanha é manter coberturas vacinais ou iguais a 95% contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, promovendo a proteção coletiva”, destaca a coordenadora do programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.
Os pais e responsáveis precisam levar as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias) a qualquer Unidade Básica de Saúde ou Posto de Vacinação para receber a dose. Este ano, a meta é vacinar 95% do grupo alvo, de forma indiscriminada, ou seja 144.900 crianças em Sergipe.
Desde 2011, Sergipe vem obtendo resultados positivos na cobertura vacinal contra a Paralisia Infantil, com destaque para o ano de 2013, onde 100% da população alvo foi imunizada.
Ainda de acordo com Sândala Teles, os municípios devem articular as equipes de Estratégia de Saúde da Família para fazer a busca ativa das crianças e disponibilizar a vacina em locais distantes e de difícil acesso às Unidades Básicas de Saúde.
“Os pais e responsáveis devem procurar os locais de vacinação e levar as crianças para receber as doses. A multivacinação é uma estratégia onde, em um único momento, são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e otimizar a logística dos serviços de saúde. Os pais e responsáveis não podem esquecer de levar o Cartão de Vacinação da criança”, pontua a coordenadora.
Do G1 em Sergipe, com informações da SES
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook