O ex-presidente Lula deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 15h20 deste domingo. Acompanhado da mulher, Lula não conversou com a imprensa.
Nesta tarde, os médicos de Lula dão entrevista coletiva a jornalistas sobre a saúde do ex-presidente.
Diagnosticado com pneumonia no último domingo (4), o Lula estava internado no Sírio-Libanês para receber tratamento com antimicrobianos contra pneumonia, que estava em estágio inicial. A doença é considerada normal que pacientes que tenham passado por tratamentos como radioterapia – que ele concluiu em fevereiro contra um câncer de laringe.
O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro de 2011. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de “caroço” na garganta e falta de ar.
Lula foi internado há uma semana para tratar de uma pneumonia.
Com informações do Portal Terra e Folha Online