O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom ao criticar os governos anteriores ao seu terceiro mandato, nesta segunda-feira, 1. As críticas foram feitas em agenda do petista na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Em anúncio de obras na Bahia, o presidente chorou ao lembrar das dificuldades e da pobreza durante a infância.
“Eu não tenho que prestar conta a nenhum ricaço desse País, a nenhum banqueiro. Eu tenho que prestar contar ao povo pobre”, disse Lula.
Lula foi à Bahia para uma série de anúncios. Em Feira de Santana, cidade que fica a 109 km de Salvador, Lula fez a entrega da duplicação do lote 6 da BR-116 e anunciou investimentos do Ministério dos Transportes, além de anunciar obras do Minha Casa, Minha Vida.
À tarde, em Salvador, Lula fez anúncio de mais investimento para todo o Estado. Os anúncios estão no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) nas áreas de energia, habilitação, educação, saúde e patrimônio histórico.
Lula afirmou ter encontrado obras paralisadas em diversas áreas, como educação, saúde e habitação. “Quando nós retornamos ao governo, nos encontramos 87 mil casas que tinham começado no governo da Dilma e foram paralisadas […] No ano passado eu fui a Fortaleza inaugurar um conjunto habitacional que deveria ter sido inaugurado em 2018”, iniciou Lula.
“Encontramos quase 6 mil obras de educação paralisadas. Na saúde foi a mesma coisa […] Esses canalhas pararam as obras e não fizeram”, disparou o presidente da República.
Lula ainda mandou um ‘recado’ para o setor financeiro, ao afirmar que está governando para a população, não para “banqueiros”. Nas últimas semanas, o presidente tem protagonizado uma queda de braços com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.
“Eu não quero governar esse país, eu quero cuidar desse país. Quero cuidar como quem cuida que a gente ama, que a gente gosta. Quando eu vejo a cara de vocês, s alegria de vocês, a raiva, eu falo “graças a Deus eu enxerguei meu povo”. Eu não tento que prestar contas a nenhum ricaço desse país, a nenhum banqueiro. Eu tenho que prestar contas ao povo trabalhador”, afirmou.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Portal Terra