O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados para falar sobre o caos deixado por muitos prefeitos a seus sucessores em várias cidades do país. Uma das questões mais importantes que os absurdos revelam está na falta de transparência que, premeditadamente, foi estabelecida. Em algumas prefeituras desapareceram arquivos em papel; em outras, registros digitais, operação que se efetuou pelo sumiço de computadores e discos rígidos, informou.
Segundo o parlamentar, não esta dúvida de que suprimir o acesso a dados já basta para colocar sob suspeita a movimentação orçamentária dos gestores municipais que se ocuparam de deixar tal herança a seus sucessores.
O deputado disse ainda em seu discurso que comprovadas as acusações, cabe às populações dos respectivos municípios expurgarem da política administradores que desoneram o voto a eles confiados. Ele defende também a necessidade de que as leis efetivamente saiam do papel e destaca o papel da imprensa livre nesse cenário, questionando informações e cobrando providências. A imprensa livre é a única capaz de dar visibilidade aos contrapontos necessários em face aos discursos ardilosos e repletos de meias-verdades com os quais muitos desses administradores brindaram o eleitorado, no apagar das luzes de seus mandatos.
Laércio Oliveira defendeu o exercício da imprensa livre como condição básica para que não viceje este palavratório amparado pela sensação de impunidade, que faz a classe política brasileira uma decepção de modo geral, sentimento contra o qual lutam os homens e mulheres públicos realmente bem intencionados.
Assessoria de imprensa