Na tarde desta segunda-feira (15) a assessoria de comunicação do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) divulgou um novo boletim técnico sobre a bactéria multirresistente – Klebsiella Pneumoniae (KPC) nas Unidades De Terapia Intensivas de Adultos do HUSE.
De acordo com o boletim, os resultados dos exames laboratoriais de todos os pacientes das UTIs de adultos do HUSE foram finalizados na última sexta-feira (12), permitindo o manejo seguro dos pacientes de forma a agregá-los em área específica de pacientes portadores da KPC, separando-os dos pacientes negativos.
Ainda segundo o boletim, os pacientes clinicamente estáveis que estavam internados na UPC foram transferidos para o Hospital da Polícia Militar durante o último fim de semana. A unidade do HUSE foi liberada para limpeza, desinfecção e ocupação dos leitos por pacientes que estavam em condição de alta nas UTIs. Os pacientes positivos para KPC foram todos concentrados na UTI-2, em área coortizada separada da área de pacientes negativos.
Desse modo, nesta segunda-feira foi iniciada a limpeza e desinfecção rigorosa da UTI-1 para que novos pacientes cirúrgicos (da SRPA-Centro Cirúrgico) e clínicos (Área Vermelha) pudessem ser admitidos.
Taxa de Mortalidade
A taxa de mortalidade em pacientes com infecção pela KPC manteve-se em 3,7% (2/54), sendo de 9,2% (5/54) em pacientes colonizados; nestes últimos, os óbitos ocorreram por outras causas clínicas (cardíacas, neurológicas, hemorrágicas).
Com informações da Assessoria do Huse
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook