A Juventude do PT em Aracaju declarou nesta quinta-feira (2), em nota pública, que é favorável a uma composição entre o partido e o PC do B, sigla do pré-candidato a prefeito Edvaldo Nogueira, para as eleições na capital deste ano. A JPT apoia a chapa formada entre Edvaldo e Eliane Aquino (na condição de vice).
“Justamente nesse momento em que Aracaju vive um dos maiores retrocessos administrativos de sua história, saber a quem se aliar é mais do que simplesmente estratégia, é uma demonstração de compromisso com um modelo de cidade muito mais moderno e humano, como já tivemos nas gestões Déda/Edvaldo. Nós, da Juventude do Partido dos Trabalhadores de Aracaju, declaramos uma preferência eleitoral pela composição da chapa Edvaldo/Eliane. Além da certeza de ser o melhor projeto posto para Aracaju no momento, o nome de Edvaldo contempla um projeto histórico iniciado por ele, Marcelo Déda, e a companheira Eliane Aquino, que já teve seu nome referendado e aprovado pelas forças componentes de nosso partido, conhece como poucos esse projeto”, diz.
A JPT diz reconhecer o posicionamento do governador Jackson Barreto contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas diz que “não pode deixar de ser observado é a íntima ligação entre os interesses e projetos políticos sórdidos para o nosso país aos quais está ligada a grande maioria do PMDB”, o que torna inviável uma aliança política com os peemedebistas.
A nota foi aprovada pela maioria dos membros da JPT de Aracaju na tarde desta quinta-feira (2). O secretário da Juventude do PT de Aracaju é Fabiano Sant’Anna Santos.
Abaixo a nota na íntegra:
Nota da JPT de Aracaju sobre conjuntura eleitoral 2016
No conturbado momento político instalado em todas as esferas, exige-se daqueles que têm compromisso com o país e com seu projeto político, tomar um posicionamento acerca do que defende. A ameaça à democracia que vivemos, exige de nossa geração, com sua forma própria de ler e viver a política, postura e coragem de mostrar o que e como pensa. Inclusive eleitoralmente.
Reconhecemos no Governador Jackson Barreto, figura de histórico compromisso com as pautas e conquistas democráticas, não só em Sergipe como em todo o Brasil. Seu comportamento durante o golpe em curso contra a Presidenta Dilma Rousseff e a legitimidade do voto do povo brasileiro, reafirma suas raízes e a sua identidade enquanto militante progressista. O que não pode deixar de ser observado é a íntima ligação entre os interesses e projetos políticos sórdidos para o nosso país aos quais está ligada a grande maioria do PMDB. Torna-se inviável a qualquer força política verdadeiramente comprometida com os princípios democráticos um apoio, composição ou aliança de qualquer natureza com o referido partido.
Momentos como esse revelam não apenas o lado sombrio dos conspiradores, felizmente toda história tem dois lados e os recentes acontecimentos da política brasileira também pôde nos mostrar que partidos como o PC do B e o PDT respeitam a sua história e mantiveram posicionamento coerente com a sua própria história, com a democracia e com o povo brasileiro.
Aracaju, por sua vez, nunca presenciou tamanho descompromisso e incompetência provenientes de sua gestão municipal. Todos os setores de nossa cidade e de nossos serviços públicos, que outrora foram referência, desmantelam-se frente aos olhos da população enquanto o prefeito não sabe o que faz, o que fala ou a quem recorrer. As escolas não contam mais com o modelo de gestão democrática, em contrapartida a GMA faz o papel totalmente contrário ao que foi dito como um dos principais pontos da campanha, sendo um braço de repressão mostrando total desorganização como espelho embaçado de uma força militar; os dois hospitais inaugurados na gestão Marcelo Déda (Nestor Piva e Fernando Franco) hoje, sucateados, funcionam precariamente revezando-se entre as sucessivas greves de todas categorias profissionais que prestam serviços relacionados à saúde e usando o pró mulher pró família como uma tentativa sórdida de campanha antecipada.
O que era dito como rodando no macio, hoje encontra-se em estado de total abandono e precariedade, carecendo dos mais básicos serviços de recapeamento e manutenção; nosso serviço de transporte público sofre com a implantação de uma tentativa atabalhoada de BRT e um aumento abusivo do valor da passagem, trata-se com desdém a juventude e os demais segmentos da sociedade que clamavam por um recuo, indo as ruas com o “Veto Popular”, onde a JPT teve grande participação numa luta ferrenha contra o aumento da passagem e até nosso sistema de coleta de lixo, que sempre deu a Aracaju a fama de uma cidade limpa e organizada, não funciona mais a contento, tanto que num curto período de 6 meses, incontáveis paralisações do serviço deixaram nossa cidade literalmente entregue às baratas. Para justificar toda essa “competência” enquanto gestão, tivemos aumento abusivo e progressivo do IPTU e criação da taxa de iluminação pública.
E justamente nesse momento em que Aracaju vive um dos maiores retrocessos administrativos de sua história, saber a quem se aliar é mais do que simplesmente estratégia, é uma demonstração de compromisso com um modelo de cidade muito mais moderno e humano, como já tivemos nas gestões Déda/Edvaldo.
Pelos fatores já elencados nós, da Juventude do Partido dos Trabalhadores de Aracaju, declaramos uma preferência eleitoral pela composição da chapa Edvaldo/Eliane. Além da certeza de ser o melhor projeto posto para Aracaju no momento, o nome de Edvaldo contempla um projeto histórico iniciado por ele, Marcelo Déda, e a companheira Eliane Aquino, que já teve seu nome referendado e aprovado pelas forças componentes de nosso partido, conhece como poucos esse projeto.
Reiteramos que temos pleno respeito às instâncias decisórias internas do PT e seguiremos aquilo que por elas for decidido, desde que democraticamente. Convidamos também todos que formam o bloco progressista, que disseram e dizem NÃO ao Golpe em curso em nosso país, inclusive ao Governador Jackson Barreto para engrossar o nosso coro para que, através do voto, façamos de Aracaju uma cidade mais justa.
Aracaju 02 de Junho de 2016
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Da Assessoria de Imprensa