Publieditorial
Com a mensagem ‘Um toque pode mudar a sua vida’, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) promoveu na manhã desta sexta-feira, 27, uma ação em alusão ao Outubro Rosa que visa conscientizar e incentivar os servidores sobre a prevenção ao câncer de mama. Os trabalhadores da Jucese participaram de uma palestra focada no autocuidado com a analista de comportamento e coach Camila Pereira.
A presidente da Junta Comercial, Jocelda Fonseca, realizou a abertura do evento e falou sobre a importância da prevenção que deve ser feita em qualquer idade, além de ressaltar a importância do autocuidado feminino e masculino.
Diversas repartições do Governo do Estado estão engajadas na campanha Outubro Rosa. Entre elas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que realizou diversas ações educativas, além de ofertar exames de prevenção nas edições do ‘Sergipe é aqui’.
Exames
Um dos exames que auxiliam no diagnóstico do câncer de mama é a mamografia, que é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é indicado para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.
Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é de que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: ascom/Jucese