por Cássia Santana, do Portal Infonet
Nesta terça-feira, 26, o juiz Gustavo Adolfo Plech, da Comarca de Itaporanga D´Ajuda, deu continuidade à audiência de instrução e julgamento relativa ao processo judicial no qual o jovem Daniel Manuleke figura como suspeito pela prática de estupro a vulnerável, crise que supostamente teria sido praticado durante o carnaval em um retiro religioso no município de Salgado.
De acordo com informações do advogado Aurélio Belém, que atua no processo na defesa de Manuleke, o juiz deve ouvir o depoimento de cinco testemunhas na tarde desta terça-feira. O juiz tem a prerrogativa de decidir se ouvirá o depoimento após a oitiva destas testemunhas, mas a defesa se empenhará para que Manuleke só seja ouvido após o depoimento de outras testemunhas, que residem em Aracaju, e deverão ser ouvidas por meio de carta precatória na 6ª Vara Criminal, no Fórum Gumersindo Bessa.
Os pais da vítima [cuja identidade será omitida para preservar a adolescente] estão indignados com a postura da defesa de Manuleke por ter incluído no processo cópia da página do facebook da vítima, no qual destaca fotografias da adolescente na companhia dos pais, entre outras imagens reproduzidas do facebook de amigos da vítima. Na ótica dos pais, a defesa tenta macular a imagem da adolescente. “É uma armação da defesa para denegrir a imagem da minha filha”, considerou o pai. “Eles tentam inverter a situação e anexaram uma foto dela comigo sem saber que este que está ao lado dele na praia, sou eu, o pai dela”, comentou.
A audiência foi acompanhada pelo advogado Emanuel Cacho, que atua como assistente de acusação substituindo Máximo Selém, que não pode comparecer à audiência nesta terça-feira, 26. Cacho está solicitando do juiz a retirada das imagens publicadas no facebook do processo. Quanto à estratégia, a defesa não quis se pronunciar. O advogado Aurélio Belém informou que só se manifestará a respeito das cópias anexadas ao processo durante as alegações finais, já no final do processo judicial que tramita na Comarca de Itaporanga D´Ajuda.
Nova audiência é remarcada para fevereiro
O juiz Gustavo Adolfo Plech, da Comarca de Itaporanga D´Ajuda, remarcou a audiência de instrução e julgamento do caso Manuleke para o dia 25 de fevereiro de 2014. Uma testemunha de acusação não compareceu à audiência desta terça-feira, 26, e o juiz decidiu que somente ouvirá as testemunhas de defesa e o reú, após a oitiva desta última testemunha de acusação.