Cerca de 50 alunos receberam seus certificados em cursos de capacitação profissional promovidos pelo Centro Vocacional Tecnólogico (CVT), durante solenidade nesta sexta, 18, no Instituto Deus é Tudo, em São Cristóvão. Com idade entre 15 e 29 anos, os estudantes participaram dos cursos de Monitor de Turismo Local, Rotinas Administrativas e Informática. O projeto coordenado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e desenvolvido em parceria com a Petrobras e a Prefeitura Municipal da localidade, conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Para a universitária Géssica do Carmo, 22, participar do curso de Monitor de Turismo foi ainda mais gratificante por ter conhecido mais sobre a cidade onde mora. “Resolvi me inscrever no curso por achar que tinha afinidade com a minha área de formação acadêmica, mas me surpreendi em conhecer lugares de São Cristóvão que para mim ainda eram inéditos”, disse a estudante de História, da Universidade Tiradentes, que já estuda duas propostas de emprego para ingressar no mercado de trabalho.
O estudante do ensino médio, Lucas Pereira, 17, recebeu seu certificado das mãos do secretário Saumíneo Nascimento (Sedetec) e disse que participar de um curso de Informática era um de seus projetos de vida. “Agora pude realizar minha vontade e me qualificar para enfrentar o mercado profissional”, afirmou o aluno do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, ao observar que embora nunca tenha trabalhado, também tem em seu currículo um curso de eletricista industrial.
De acordo com a instrutora Eliene Marcelo, tem sido gratificante acompanhar os alunos e depois ver que muitos terão grandes chances no mercado de trabalho. “Depois dos cursos concluídos encaminhamos os alunos para cadastramento no Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) e cinco deles foram encaminhados para entrevistas de emprego”, disse a pedagoga que ministrou os cursos de Monitor de Turismo Local e de Rotinas Administrativas.
Conforme avaliou a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, a realização desse projeto representou uma parceria de grande importância para o município. “Esse curso vai representar a porta de entrada para grandes conquistas em suas vidas. Cabe a cada um dar o melhor de si e nunca parar de estudar, aproveitando as oportunidades que o governo do Estado tem proporcionado, a fim de conquistarem um futuro melhor“, disse ao falar para os participantes do projeto.
O presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, destacou que na nova sede do SergipeTec, que está sendo erguida ao lado da Universidade Federal de Sergipe, um bloco será somente para abrigar o CVT. “Esse é um projeto contínuo, perene e precisamos ir mais além na missão de trazer para Sergipe novos empreendimentos vocacionados, onde vamos precisar de pessoas capacitadas para atuarem nessas empresas”, destacou se referindo aos jovens recém-capacitados.
Para o secretário Saumíneo Nascimento, foi muito gratificante participar da solenidade e poder falar para jovens estudantes sobre o esforço que o Governo do Estado tem feito a fim de garantir novas oportunidades de emprego em Sergipe. “Estamos empenhados em trazer novos empreendimentos para o Estado, inclusive com perspectivas para o município de São Cristóvão, a fim de gerar novas chances de emprego e complementando com essas capacitações, que estão preparando nossos jovens para o mercado profissional e construindo o futuro de uma sociedade melhor”, enfatizou.
Da Ascom / Sedetec