Por Larissa Keren e Phelipe Caldas, Globo Esporte em João Pessoa
Os primeiros passos da Copa do Nordeste de 2017 vão ser dados nesta terça-feira em João Pessoa, a partir das 19h, no Centro Cultural Ariano Suassuana. A cidade vai receber representantes da CBF, das nove federações estaduais da região e dos 20 clubes participantes para o sorteio dos grupos da competição. O detalhe é que a poucas horas do sorteio ainda existe muitas dúvidas com relação ao segundo representante do Ceará na disputa do ano que vem.
No sorteio desta terça-feira, os 20 clubes vão ser divididos em quatro potes, de acordo com sua classificação no ranking da CBF. Os primeiros a serem sorteados serão aqueles com os piores lugares na lista e termina com os cinco melhores como cabeça de chave.
Mas algumas dúvidas pairam sobre os potes. Oficialmente, a divisão divulgada pela CBF tem Bahia, Sport, Vitória, Náutico e ABC no pote 1; América-RN, Santa Cruz, Sampaio Corrêa e CRB e Fortaleza no pote 2; Botafogo-PB, Campinense, River-PI, Moto Club e CSA no pote três; e Sergipe, Itabaiana, Juazeirense, Altos e o Uniclinic (originalmente o segundo representante do Ceará na competição) no pote 4.
A questão é que uma manobra que permitiu a desistência em bloco de três clubes cearenses da disputa (na ordem Uniclinic, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral) deve abrir uma vaga para o Ceará. Mas ainda não se sabe se a Liga do Nordeste vai aceitar a inclusão do Ceará e, caso aceite, se ele vai entrar no pote do Uniclinic ou se vai promover uma mudança geral nos potes.
Caso o Ceará vá para o seu pote de direito, ele entraria no 1. Jogando o ABC para o pote 2, o Fortaleza para o pote 3 e CSA para o pote 4.
Outras questões
Além do sorteio, outros assuntos serão divulgados. Por exemplo, um aumento na cota de participação para os clubes é esperado. E uma novidade que vem sendo alardeada pelos organizadores é que a bola da competição – que vai ser apresentada no evento – vai ter “grafismos em azul” para homenagear a turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais raras do mundo e que no Brasil é encontrada no Estado.
Tem mais. Na oportunidade, vão ser entregues também os prêmios de melhor jogador, artilheiro e craque revelação de 2016. O atual campeão da competição, o Santa Cruz, vai levar a taça para ficar exposta durante o evento.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram