“Está ocorrendo compra de voto na campanha eleitoral deste ano em Sergipe. Todo mundo comenta que políticos de algumas cidades chamam lideranças comunitárias para reuniões em suas casas e dão R$ 1,5 mil por 30 ou 40 votos. Até recentemente, a compra se dava no atacado, quando vendia-se o que os políticos tradicionais chamam de curral, e hoje é no varejo, com a aquisição de grupos com 30, 40, 50, 60 votos em cada leva em negociação, para evitar chamar a atenção”. A denúncia foi feita pelo candidato a deputado federal João Daniel (PT).
João Daniel afirmou ainda que em quase todos os municípios sergipanos dá para ver a figura do comprador de votos. “São pessoas conhecidas, são políticos sem mandato, fazendeiros ligados a pessoas da oposição, lideranças comunitárias, entre outros. Algumas pessoas já manifestaram o desejo de gravar as conversas e até mesmo filmar a compra de votos para a formalização de denúncias. Mas o ideal seria a Justiça Eleitoral acionar a Polícia Federal para prender os compradores de votos”, disse.
Campanha intensa
Ainda assim, João Daniel disse acreditar que o governador Jackson Barreto (PMDB) conquistará a reeleição e o deputado federal Rogério Carvalho (PT) será eleito senador da República. “Há um ambiente propício para os dois em todo o Estado”, comentou. O parlamentar disse que visita uma média de 30 municípios por semana, em campanha, e tem observado que “o eleitorado não quer apostar no atraso, na volta de políticos conservadores e que pensam em ganhar eleição para armar esquemas sujos, se locupletarem”.
O candidato a deputado federal comentou que “o eleitor e os prefeitos e vereadores mostram-se satisfeitos com a atuação do governador Jackson Barreto, que vem realizando obras em todos os municípios, governa democraticamente, induzindo o Estado ao desenvolvimento, ao progresso. Jackson já demonstrou competência como gestor público e o povo não quer trocar o certo pelo duvidoso, pessoa de idoneidade duvidosa”.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
por JornaldaCidade.Net