O ritmo compassado dos instrumentos dos grupos Cacumbi e Reisado soou como despertador. À meia noite deste sábado (1º), a população de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, saiu às ruas do município em cortejo, dando boas vindas ao São João na Sarandagem.
O tradicional festejo é uma das mais antigas manifestações populares da cidade e implica, principalmente, no recolhimento de bebidas alcoólicas para ofertar ao santo junino, ‘acordando-o’ para o período festivo, como explicou o secretário de Cultura de Japaratuba, Robson Santos.
“É a abertura oficial das festas juninas em nosso município. Todo ano, na virada de 31 de maio para 1º de junho, reunimos a população e convidamos para participar desse momento tão importante para a cultura desta cidade”, destacou o secretário.
Segundo Robson, apesar do cortejo se iniciar exatamente à meia noite, há uma preparação horas antes, com apresentações de quadrilhas juninas e bandas.
“Organizamos tudo com cautela, dividindo a comemoração em dois momentos: no dia 31, às 20h, começamos a celebrar reunindo crianças, adultos e idosos para assistir as quadrilhas. Nesta noite, por exemplo, contamos com as apresentações da Alegria e Pisa na Fulô”, explicou, continuando.
“Aproveitamos a oportunidade para fazer a entrega simbólica dos cheques aos grupos, uma vez que, o auxílio financeiro destinado às quadrilhas foi entregue na semana passada. Na sequência, abrimos espaço para a banda Mibemol conduzir a festa e animar o público. Tudo isso, antes da Sarandagem sair. Sem contar que, ao final do cortejo, ofertamos um belo café da manhã”, detalhou Robson.
Robson informou ainda que a prefeitura, através da Secretaria de Cultura organizou um calendário junino vasto e que Japaratuba terá aproximadamente dois meses de festa. “Neste sábado, dia 1º, teremos o concurso de quadrilhas Levanta Poeira, da TV Sergipe, com duas representantes da cidade. Dia 13 começamos o concurso das ruas mais enfeitadas, teremos São João, várias cavalgadas, festas das ruas campeãs, entre outras surpresas”, confirmou.
Segurança – Representando o prefeito de Japaratuba, Gerard Lothaire Jules Olivier, padre Geraldo, no evento, o vice-prefeito, Hélio Sobral assegurou que a maior prioridade da gestão é realizar as festas juninas da cidade, garantindo a segurança dos moradores e visitantes.
“Além do policiamento ostensivo, contratamos empresas para colocar detectores de metais nas entradas de todas as ruas que sediarão os festejos. Assim como no local onde realizaremos o nosso São João. Queremos que as pessoas desfrutem das festas com tranquilidade, até porque, nossos festejos também são para as famílias”, pontuou o vice.
Hélio enfatiza que, assim como outras manifestações culturais da cidade, a realização do São João é um desejo do prefeito. “Padre Geraldo faz questão de manter acesa a cultura de Japaratuba. E no que depender dele, todas as celebrações, sejam elas religiosas ou sociais, serão mantidas”, afirmou.
Por Dayze Lima – Assessoria de Imprensa