O bispo auxiliar de Aracaju Dom Henrique Soares esteve no Palácio de Veraneio na manhã desta quarta-feira, 9, para se despedir oficialmente do governador Jackson Barreto. Dia 21 de abril o bispo auxiliar deixa a diocese aracajuana e se dedica a outra missão em Palmares (PE), onde foi nomeado pelo papa Francisco como bispo titular.
O governador Jackson Barreto lamentou profundamente a saída do bispo auxiliar. “Na condição de bispo auxiliar de Aracaju, um homem que em pouco tempo deixou uma marca grande, figura humana extraordinária, simples, um homem dotado de uma capacidade de compreensão e entendimento muito grande, sem duvida alguma deu uma ampla contribuição à Igreja Católica. Ele aproximou muito os poderes às instituições da nossa arquidiocese e evidente que sua ausência fará falta, não somente aos católicos e cristãos, mas a sociedade sergipana como um todo, pelo trabalho que ele aqui desenvolveu. Desejamos a dom Henrique muito sucesso, felicidade e que Jesus o acompanhe na sua nova missão, lá na diocese de Palmares”.
Dom Henrique Soares solicitou a audiência para se despedir oficialmente do governador, aproveitou para agradecer. “Como bispo auxiliar eu encontrei Marcelo Déda governando o Estado e agora Jackson Barreto. Com ambos sempre tive uma relação muito construtiva, então, tenho muito a agradecer pela parceria, pela porta sempre aberta, pela gentileza, pelo entusiasmo do governador Jackson Barreto, não só aos problemas ligados à igreja, mas às questões sociais. Eu não poderia sair de Sergipe sem fazer essa visita oficial para agradecer”.
Dom Henrique Soares
Nomeado pelo Papa Bento XVI, como Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar de Aracaju, em 1º de abril de 2009. Sua Sagração Episcopal ocorreu no dia 19 junho, em Maceió (AL) em sua Arquidiocese de Origem e foi acolhido na Arquidiocese de Aracaju no dia 3 de julho, com uma grande festa.
Nascido em 11 de abril de 1963, natural de Penedo (AL); batizado e criado em Junqueiro (AL), filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa. Fez seus primeiros estudos em Junqueiro (AL) e em Maceió (AL). De 1981 a 1984 fez o Seminário de Maceiro e, em 1984, recebeu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. De 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo, no Paraná.
Em 1990, volta para o Seminário de Maceió onde inicia a Teologia. No ano seguinte, vai para Roma e conclui a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática. Ordenado padre em 15 de agosto de 1992, Dom Henrique foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009. Foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Lecionou, ainda, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife (PE).
Na Arquidiocese de Maceió, foi membro do Conselho Presbiteral, do Cabido Metropolitano, do Colégio de Consultores; Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes.