A formatura ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças
Na noite desta quinta, 26, o vice-governador do Estado, Jackson Barreto, esteve presente na solenidade promovida pela Polícia Militar com o intuito de promover Oficiais e Praças, bem como conceder medalhas por Honra ao Mérito e Tempo de Serviço a diversos policiais militares. Alusiva ao Dia de Tiradentes, patrono das polícias Militar e Civil do Brasil, a formatura ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), e culminou na entrega da medalha Alferes Tiradentes ao coronel Augusto César de Oliveira Santos.
De acordo com o vice-governador, a cerimônia acontece num momento oportuno já que o governador Marcelo Déda enviou à Assembleia Legislativa nos últimos dias uma série de projetos de lei que modernizam a legislação da PM. “Estamos aqui comemorando o dia 21 de abril, que é o dia nacional das polícias, ou mais precisamente o dia da morte de Tiradentes que é o seu patrono. Então, estamos homenageando o grande herói num momento de muita alegria porque o governador acaba de enviar à Assembleia toda aquela série de projetos de lei que a polícia reivindicava, eu acho que é uma oportunidade excelente”, ressaltou o vice-governador.
Da mesma forma avaliou o comandante da Policia Militar do Estado de Sergipe, coronel Aelson Resende, ao descrever a reformulação das leis como a terceira etapa de um amplo projeto do Governo do Estado voltado a aprimorar os serviços prestados pelos militares. “A primeira foi com a questão da logística, quando foram encaminhadas viaturas, adquiridas armas, tudo isso iniciando em 2007. A segunda foi a reestruturação do salário, dando dignidade a todos os policiais militares. E agora é exatamente a modernização da legislação da PM, sendo tratada de maneira humana e harmoniosa”, colocou.
A solenidade teve início com as promoções de 22 policiais, entre oficiais e praças, pelos critérios de antiguidade ou merecimento. Um deles foi o 2º tenente Manoel dos Santos, agora elevado à patente de 1º tenente. “É uma promoção que veio a calhar, pois poderei dar melhores possibilidades para meus filhos galgarem algo melhor no futuro”, afirmou Manoel, pouco depois de seus dois filhos inserirem em sua farda a insígnia referente ao novo posto.
Já homenageando militares que estão no serviço ativo da corporação ao longo de 10, 20 ou 30 anos, seja em âmbito operacional ou administrativo, foram entregues medalhas por tempo de serviço. Momentos depois, foi a vez da entrega da medalha do Mérito Policial Militar, que tem como intuito valorizar o profissional da Polícia Militar, enaltecendo o trabalho de Oficiais e Praças que se destacaram em suas atividades junto à instituição.
Por fim, o vice-governador entregou ao coronel Augusto César de Oliveira a medalha Alferes Tiradentes, mais alta comenda concedida pela PM. “O que sinto é uma gratidão pela corporação nesses quase 30 anos de serviços prestados e é uma forma da corporação reconhecer os bons profissionais da segurança pública que labutam diariamente nesse trabalho para prestar serviços à comunidade. Para mim é uma grande satisfação, uma grande honra. Estou representando vários policiais que merecem essa condecoração”, destacou o homenageado.
Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro/RJ.
Agência Sergipe de Notícias