No final da manhã desta sexta-feira, 8, o governador em exercício, Jackson Barreto, participou de homenagens e entrega de certificados de capacitação incluídas na programação da 44ª Festa da Laranja, no município de Boquim, a 85 km da capital. Na ocasião, além de elencar ações da estratégia de apoio à citricultura, o governador confirmou o apoio do Governo do Estado a um importante empreendimento industrial na região.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
“Estou aqui, mesmo desobedecendo recomendações médicas, para prestar minha homenagem aos citricultores sergipanos. Como governador em exercício, não poderia estar ausente neste momento, neste ato importante para dialogar com os produtores e reafirmar a posição do Governo do Estado de consolidar e ampliar as ações que favoreçam o desempenho dos produtores. Respeitamos os citricultores, a sua ação e o seu trabalho”, afirmou Jackson Barreto, mencionando as consequências de uma cirurgia dentária que, segundo recomendações médicas, deveria ser precedida de repouso para a consequente cicatrização.
“Desde o meu mandato como deputado federal tenho me empenhado em prol dos citricultores em ações como o PAA da Laranja, que asseguram uma rentabilidade digna para os produtores”, complementou, referindo-se à sua iniciativa para dinamizar o programa de aquisição de alimentos para a merenda escolar do Governo Federal.
O governador em exercício ouviu reivindicações e sugestões dos produtores no sentido de ampliar e aperfeiçoar algumas ações referentes à assistência técnica, subsídio de insumos produtivos e ações de estímulo produtivo. “Estamos aqui ao lado do secretário da Agricultura, Zezinho Sobral, do presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa, e dos demais técnicos do governo para reafirmar nosso compromisso com a manutenção e ampliação de programas como o ‘Mão Amiga’, a venda de mudas a preços subsidiados, as ações de defesa agropecuária e os programas de apoio institucional na defesa das operações financeiras dos produtores, dentre outras ações”, explicou Jackson Barreto, mencionando programas de apoio mantidos pela administração estadual.
Empreendimento
Na ocasião, o governador também confirmou a aprovação de projeto que prevê o incentivo locacional para a empresa Sumo Industrial, o que dinamizará o consumo da produção local de cítricos, além de fomentar a geração de novos empregos e renda em toda a região. “Este foi um pleito de diversas lideranças de Boquim e que já foi assinado, autorizando todo o processo que será determinante para o desenvolvimento de Boquim e diversos municípios vizinhos”, mencionou Jackson Barreto.
O secretário de Estado da Agricultura, José Macêdo Sobral complementou explicando que o Governo do Estado vem se empenhando em fazer o possível para fomentar a produtividade dos citricultores sergipanos. “Diante das reivindicações das associações e organizações de produtores, nós vamos apresentar ações que consolidam e ampliam o que já vem sendo feito, a exemplo do que mencionou o governador, além de medidas como a diversificação de culturas com cacau, cupuaçu e açaí, a criação, através de decreto, da Câmara Setorial da Citricultura em Sergipe, o que vai ampliar a ação dos citricultores”, destacou o secretário, que também evidenciou a importância da ampliação do mercado para os produtores que, hoje, já são responsáveis por 27% dos produtos adquiridos para a merenda escolar na região, dentre outras iniciativas.
Agradecimento
O prefeito de Boquim, Jean Carlos Nascimento, evidenciou a importância da presença do governador num ato com os produtores rurais, onde pôde dialogar e ouvir reivindicações. “Hoje é um dia que devemos celebrar e relembrar. Contamos com a presença do governador em exercício Jackson Barreto que nos trouxe boas notícias e a perspectiva de dias exitosos para os nossos produtores. Esta é a 44ª Festa da Laranja, e a primeira no meu mandato. Fico muito feliz em poder vislumbrar um futuro melhor com o compromisso declarado do Governo do Estado com os nossos produtores e mais um pleito atendido, viabilizando a ampliação da Sumo Industrial, oferecendo novas oportunidades de emprego e escoamento da produção”, sentenciou Jean Carlos.
Homenagens
Na sequência, o governador, o prefeito, o vice-prefeito, Clóvis Trindade, a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na região, Rose Pondé, o secretário José Sobral e as eleitas “Rainhas da Laranja” em 2012 e 2013, respectivamente Iule Alves e Katiuscia Menezes, realizando a entrega de certificados dos cursos de Mecanização e Aplicação de Agrotóxicos e Máquinas e Implementos Agrícolas, numa parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a prefeitura do município, além da premiação dos eleitos pela comissão da 44ª Festa da Laranja, nas categorias Produtor (Gilvani Andrade Neves), Viveirista (Antônio Batista dos Santos) e Laranjeira Campeã (João Firmo Filho), que premiou o espécime com maior produtividade, onde apenas uma laranjeira produziu 1023 frutos numa única safra.
Agência Sergipe de Notícias