“Foi neste Governo que os sergipanos ganharam mais de 100 mil empregos diretos, portanto, nossa missão é dar continuidade a essa política”. Assim o novo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), o engenheiro civil Roberto Bispo de Lima, contextualizou a relevância do cargo que passou a ocupar na tarde desta terça, 16, após ser empossado pelo governador em exercício Jackson Barreto.
Na solenidade ocorrida no auditório Terra Caída, no Centro de Convenções de Sergipe, o governador em exercício afirmou que o novo dirigente da Codise irá contribuir com o exitoso trabalho desenvolvido pelo Estado na atração de novos investimentos. Nesse sentido, Jackson citou uma série de exemplos recentes, como a empresa Yazaki, que atua na fabricação de autopeças, cujo investimento em Sergipe será de cerca de R$ 50 milhões, com a expectativa de gerar mais de 1.600 empregos até 2014.
“Passamos por um momento de fortalecimento da nossa economia, das nossas indústrias, e esperamos que o novo presidente da Codise possa desenvolver um grande trabalho e contribua na busca da implantação de novas empresas em nosso Estado, para fortalecer a nossa economia, para preparar Sergipe não apenas para o seu futuro, pois o que queremos são resultados agora”, ressaltou Jackson.
Já o empossado se disse motivado e consciente das atribuições inerentes ao cargo. “Sempre que assumi um cargo público trabalhei com determinação e conversando com as pessoas. A Codise terá um presidente amigo dos empresários e das pessoas que a procuram”, colocou Roberto Bispo, antecipando que já nos próximos dias irá se reunir com toda a diretoria da instituição com o intuito de “conhecer os projetos em andamento e os que poderão ser desenvolvidos”.
A Codise é uma empresa de economia mista do Governo de Sergipe, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que vinha sendo dirigira desde janeiro por Joelino Nascimento.
“Esperamos que o novo diretor-presidente traga contribuições no sentido de continuarmos a alavancagem de novos negócios em prol do desenvolvimento econômico e da ciência e tecnologia em Sergipe, com a atração de empresas não somente do setor industrial, mas também dos setores do comércio, turismo e agricultura, para que possamos oferecer mais emprego e renda para a população sergipana”, opinou o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.
O empossado
Roberto Bispo de Lima atuou como Diretor Técnico da SMTT, Presidente da Emurb, secretário adjunto da Secretaria de Articulação dos Municípios do Estado em Sergipe, entre outros cargos. Em Itabaiana, colaborou para o desenvolvimento do município nas Secretarias de Infraestrutura, Finanças e Saúde, onde exerceu o cargo de secretário.
Roberto Bispo é natural Itabaiana, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, começou sua carreira na Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), onde é funcionário efetivo.
Da Agência Sergipe de Notícias