O Governo do Estado e os municípios que integram a Grande Aracaju formarão um consórcio voltado a encontrar uma solução consensual para a questão do transporte coletivo na região. Assim ficou definido na reunião ocorrida na tarde desta terça, 30, no Palácio de Veraneio, quando o governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu os prefeitos de Aracaju, João Alves; de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique; de São Cristóvão, Rivanda Batalha; e da Barra dos Coqueiros, Airton Martins.
Segundo Jackson, no encontro os prefeitos colocaram a preocupação de que não se pode fazer uma licitação isolada apenas para Aracaju. “Todos foram favoráveis à construção de um consórcio para que essa licitação do transporte seja a favor de Aracaju e dos municípios que já vivem o sistema de transporte integrado”, destacou o governador em exercício.
“A reunião foi uma reafirmação desse compromisso, do surgimento desse consórcio, de uma ratificação dessa ideia para que, em juízo, possamos colocar a posição dos municípios de entendimento no sentido de que qualquer licitação na área do transporte público seja feita na forma conjunta, que atenda os interesses dos municípios da região metropolitana”, acrescentou Jackson, reforçando que o Governo também estará entre os entes do consórcio.
Em nome dos demais gestores, o prefeito de Aracaju avaliou a reunião de forma positiva e mostrou-se otimista com a concepção do consórcio. “Nós pactuamos a criação desse consórcio onde todos participam não apenas como beneficiários, mas também como corresponsáveis. Essa foi uma vitória para todos nós. Agradeço a postura elevada do governador em exercício Jackson Barreto; isso é um diálogo antigo que começamos com o governador Marcelo Déda”, disse João.
O prefeito da capital lembrou ainda da audiência construída pela SMTT, junto ao Ministério Público, a ser realizada nesta quarta, 31, quando todos os gestores da Grande Aracaju e representante estadual debaterão a construção do processo licitatório do transporte.
A postura do poder público estadual ao contribuir com a questão do transporte coletivo também foi enaltecida pelo prefeito da Barra dos Coqueiros. “Quero agradecer especialmente ao nosso governador em exercício por ter nos recebido e ter a sensibilidade com o povo da Grande Aracaju, dos municípios que fazem parte, porque da forma que seria feito se tornaria algo triste porque somos todos interligados”, observou Airton Martins.
Na reunião também estiveram presentes a secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón; e a secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles.
Da Agência Sergipe de Notícias